O Vento Será Tua Herança - Stanley Kramer
O Vento Será Tua Herança - Stanley Kramer
Inherit the Wind - EUA - 1960
Direção - Stanley Kramer
Roteiro - Nedrick Young, Harold Jacob Smith
Gênero - drama
Duração - 128 minutos
Elenco - Spencer Tracy, Fredric March, Gene Kelly, Harry Morgan, Dick York, Florence Eldridge, Donna Anderson.
Sinopse - Numa cidade marcada pela forte presença da comunidade religiosa, professor é preso por ensinar a Teoria da Evolução de Darwin. O caso vai para o tribunal, onde acontece uma série de inflamados debates ideológicos, que mexem com a localidade e com seus habitantes.
Curiosidades - Baseado em caso real ocorrido em 1925.
- Durante o julgamento, que durou onze dias e foi o primeiro a ser transmitido por rádio, a defesa foi impedida pelo juiz de apresentar cientistas como testemunhas.
- Oscar de Melhor Ator, Melhor Fotografia Preto & Branco, Roteiro Adaptado e Melhor Montagem.
- Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático e Melhor Ator em Filme Dramático.
- Baseado no romance de J. Lawrence e Robert E. Lee, escrito em 1951.
“ Henry, por que não acorda? Darwin estava errado. O homem ainda é um primata. Sua crença ainda é um totem. Quando chegou ao alto, olhou para as estrelas. Acharam que era algo pra comer. Ele não conseguiu alcançar e decidiu que eram mantimento que pertenciam a uma criatura maior. Foi assim que Jeová nasceu. "
Comentário - Um dos melhores filmes de tribunal já realizado, "O Vento Será Tua Herança", por incrível que pareça, ainda continua atual em dias de "Trumpismo" e "Bolsonarismo". O Filme retrata um julgamento ocorrido numa pequena cidade do Tennessee, onde um professor de Biologia foi preso por ensinar a "Teoria da Evolução". Mais do que um debate entre ciência e religião, "O Vento Será Tua Herança" nos mostra uma reflexão sobre a intolerância às diferenças mascarada em valores religiosos e sobretudo sobre a liberdade humana em pensar e questionar. Com um elenco de primeira linha, com atuações memoráveis, principalmente a de Spencer Tracy que nos presenteia com uma de suas melhores interpretações.
Nota- 8.5
Comentários
Postar um comentário