O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci
O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci
Postado em 18/1/2012
Ultimo Tango a Parigi - França/Itália - 1972
Direção - Bernardo Bertolucci
Roteiro - Bernardo Bertolucci (argumento e roteiro), Franco Arcalli (roteiro), Agnés Varda (diálogos adicionais).
Gênero - drama - romance
Duração - 123 minutos
Elenco - Marlon Brando, Maria Schneider, Maria Michi, Giovanna Galletti, Jean-Pierre Léaud, Massimo Girotti.
Sinopse - Enquanto procura um apartamento em Paris, uma bela jovem conhece um americano, cuja esposa recentemente cometeu suicídio. Instantaneamente um deseja o outro ardentemente e iniciam naquele momento um tórrido affair. Eles combinam que não revelariam nada de suas vidas, nem mesmo seus nomes, sendo que o objetivo dos encontros seria basicamente sexo. Mas gradativamente os acontecimentos vão fugindo do controle de ambos.
Curiosidades - Marlon Brando improvisou quase todos os seus diálogos.
- A fotografia de Vittorio Storaro foi inspirada nos quadros do pintor britânico Francis Bacon.
- O filme foi banido da Itália entre 1976 e 1987, nos EUA só foi liberado com cortes e no Brasil, só foi liberado no final de 1979.
"Get the butter."
Comentário - Aqui, o cinema de arte realiza dois importantes e polêmicos encontros que revolucionou o cinema e escandalizou os mais conservadores, o encontro com o erotismo, de forma sublime, sem apelações e o encontro de Marlon Brando, um ícone do cinema de Hollywood. E Brando realiza aqui, se não a melhor, a mais visceral atuação de sua carreira. O filme é retrato de um relacionamento intenso, sem barreiras e sem doutrinas, diria até um conflito entre Eros e Thanatos. Bertolucci realizou uma verdadeira obra de arte com um roteiro soberbo, fotografia esplendorosa, direção de arte magnífica e uma clássica trilha-sonora. Diálogos e cenas que ficarão para sempre em sua memória.
Nota - 9,5
"Vou falar-lhe de segredos de família, essa sagrada instituição que pretende incutir verdade em selvagens. Repita o que vou dizer; sagrada família, teto de bons cidadãos. Diga! As crianças são torturadas até mentirem. A vontade é esmagada pela repressão. A liberdade é assassinada pelo egoísmo. Família, porra de família!"
________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário