Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone
Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone
Postado em 21/9/2011
C`era Una Volta il West - EUA/Itália - 1968
Direção - Sergio Leone
Roteiro - Sergio Leone (roteiro e argumento), Sergio Donati (roteiro), Dario Argento, Bernardo Bertolucci (argumento), Mickey Knox (diálogos em inglês).
Gênero - faroeste - drama
Duração - 165 minutos
Elenco - Henry Fonda, Claudia Cardinale, Charles Bronson, Jason Robards, Woody Strode.
Sinopse - Três pistoleiros, entre eles o temido Frank, são enviados para convencer um fazendeiro a ceder suas terras para a construção de uma ferrovia que cruzará o oeste. Acabam matando o homem e seus filhos. A viúva, Jill, recém-chegada do leste e em busca de riqueza, decide ficar nas terras e se une a Gaita, um misterioso pistoleiro para ajudá-la na revanche. Também recebe ajuda do ambíguo Cheyenne.
Curiosidades - Bernardo Bertolucci e Dario Argento, colaboraram no roteiro.
- Originalmente era a intenção do diretor Sergio Leone que Clint Eastwood interpretasse o personagem que acabou ficando com Charles Bronson.
- O diretor Sergio Leone pretendia que os três protagonistas de "Três Homens em Conflito", Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach, aparecessem em uma pequena ponta no segmento logo no início do filme, mas como Eastwood não estava disponível no período das filmagens de Era uma Vez no Oeste esta idéia acabou sendo arquivada.
- Al Mulock, que interpretou um dos três atiradores que aparecem na sequência de abertura do filme, se suicidou em pleno set de filmagens.
- Era uma Vez no Oeste é a primeiro filme da trilogia feita pelo diretor Sergio Leone sobre a América. Os demais filmes foram "Quando Explode a Vingança" (1972) e "Era uma Vez na América" (1984).
Comentário - Personagens moralmente ambíguos e carismáticos, violência, trilha sonora sublime de Morricone e imagens inesquecíveis como o plano fechado nos olhos de Henry Fonda ou ainda a imagem inicial de 14 minutos sem diálogos onde os pistoleiros esperam o trem; fazem do filme um dos maiores faroestes já realizados. Soma-se a isso, o talento de Henry Fonda, o melhor papel de Charles Bronson, a direção segura de Leone e a beleza deslumbrante de Claudia Cardinale e temos uma obra-prima.
Nota - 10
Sergio Leone
Nasceu em Roma no dia 3 de janeiro de 1929. Filho de um antigo industrial de cinema, se notabilizou por popularizar o "faroeste spaguete". Iniciou a carreira aos 18 anos, como auxiliar de direção de grandes diretores e somente na década de 1960 dirigiu seus primeiros filmes, os épicos "O Colosso de Rodes" e Sodoma e Gomorra".Logo depois, realizou sua primeira trilogia, a "Trilogia dos dólares" composta pelos faroestes "Por Um Punhado de Dólares"; "Por uns Dólares a Mais" e "Três Homens em Conflito".
Ao alcançar prestigio internacional, pode fazer sua segunda trilogia, a "Trilogia da America", composta por "Era uma Vez no Oeste"; "Quando Explode a Vingança" e "Era uma Vez na América".
Faleceu no dia 30 de abril de 1989.
Ennio Morricone
Realizou trilhas para mais de 500 filmes entre eles "Ginger e Fred"; "1900"; "Cinema Paradiso"; "A Missão"; "Bugsy"; "Malena"; "Sacco & Vanzetti"; "Era Uma Vez no Oeste", "Batalha de Argel" "Trilogia dos Dólares", "Era Uma Vez na América", "Os Intocáveis", "Malena" e "Bastardos Inglórios". Morreu aos 91 anos, em 06 de julho de 2020, devido a complicações após uma queda em sua casa.
Comentários
Postar um comentário