Pânico - Julien Duvivier + Biografia
Pânico - Julien Duvivier
Panique - França - 1946
Direção - Julien Duvivier
Roteiro - Julien Duvivier, Charles Spaak (roteiro), Georges Simenon (romance).
Gênero - drama - policial
Duração - 99 minutos
Elenco - Michel Simon, Viviane Romance, Max Dalban, Émile Drain, Charles Dorat, Louis Florencie, Lita Recio, Josiane Dorée.
Sinopse - Após um assassinato em um bairro de Paris, evidências são plantadas e opiniões manipuladas para causar pânico nos moradores e incriminar o estranho Senhor Hire.
Curiosidades - Baseado no romance "Les Fiançallies de M. Hire" de Georges Simenon.
Comentário - Muito antes do termo "fake news" existir, já havia o linchamento social baseado em mentiras. Senhor Hide, interpretado por Michel Simon, um dos melhores atores da história do cinema, é um solitário cidadão de um bairro parisiense e que comete o "crime" de ter dificuldade em se relacionar socialmente causando desconfiança na vizinhança após um assassinato nas redondezas.
O filme revela o lado desprezível da sociedade estimulado pelo ressentimento e rejeição àqueles que fogem ao padrão da doutrinação social.
Com um final amargo e reflexivo, é um dos melhores filmes de Julien Duvivier.
Nota - 8.5
Julien Duviver
França - 08 de outubro de 1896 - 29 de outubro de 1967.
Duvivier dirigiu seu primeiro longa-metragem em 1919, mas começou a ser reconhecido apenas nos anos 30 com "O Demônio da Algéria" e "Um Carnê de Baile", ambos de 1937.
Em 1938, estreou em Hollywood com a biografia de Strauss, "A Grande Valsa", e continuou trabalhando nos EUA em grandes produções como "Seis Destinos"(42) e "O Mistério da Vida"(43).
Voltou para a Europa onde realizou "Pânico"(46) e dirigiu Vivien Leigh em "Anna Karenina"(47).
"O Pequeno Mundo de Dom Camilo"(51) lhe rendeu o prêmio do Festival de Veneza e continuou escrevendo e dirigindo até sua morte.
Seu trabalho durante a fase do "Realismo Poético" é um importante elemento da história do cinema europeu.
Outros filmes de destaque: "O Mistério da Torre Eiffel"(27), "Gólgota"(35), "Camaradas"(36), "Sedução Fatal"(56), "A Mulher e o Fantoche"(59), "O Diabo e os Dez Mandamentos"(62) e "Diabolicamente Tua"(67).
Comentários
Postar um comentário