Uma Amizade Sem Fronteiras - François Dupeyron + Omar Sharif
Uma Amizade Sem Fronteiras - François Dupeyron
Postado em 22/7/2013
Monsieur Ibrahim et les Fleurs du Coran - França - 2003
Direção - François Dupeyron
Roteiro - Eric-Emmanuel Schimitt (romance e roteiro), François Dupeyron (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 94 minutos
Elenco - Omar Sharif, Pierre Boulanger, Anne Suarez, Gilbert Melki, Isabelle Adjani.
Sinopse - Monsieur Ibrahim é um muçulmano, dono de uma mercearia em Paris. Ele fica amigo de Momo, um garoto pobre e judeu de 13 anos. Mas o menino é abandonado pelo pai e Ibrahim acaba adotando-o. Os ensinamentos do Corão orientam Ibrahim e irão orientar também o garoto em fase de formação.
Curiosidades - Cesar de melhor ator para Omar Sharif.
Comentário - Uma estória bastante humana sobre a amizade, como as diferenças culturais e etárias podem ficar em segundo plano em uma amizade verdadeira. Omar Sharif realiza senão sua melhor atuação na carreira, sua atuação mais simpática e cativante. Isabelle Adjani faz uma participação marcante, interpretando uma estrela de cinema inspirada em Brigitte Bardot. Belas imagens das locações acrescentam um charme a mais à este sensível e melancólico drama.
Nota - 8
Omar Sharif
Nascido Michel Demitri Shalhoub, mudou seu nome quando se converteu ao Islã para se casar. Era o ator ideal para os papéis exóticos abundantes na década de 60 e 70.
Já um astro no Egito, alcançou celebridade internacional sobre um camelo, como o impulsivo Sherif Alf, em "Lawrence da Arábia"(62). Após representar um armênio em "A Queda do Império Romano", um padre espanhol e "A Voz do Sangue" e um patriota iugoslavo em "O Rolls-Royce Amarelo", todos de 1964, seu primeiro papel principal em um filme internacional foi em "Gengis Khan"(65).
Se popularizou ainda mais com "Doutor Jivago"(65), o épico de David Lean, e com "Funny Girl - A Garota Genial"(68), no qual fez o papel do marido de Barbra Streisand. Trabalhou também nos filmes "A Noite dos Generais"(67), "O Ouro de Mackenna"(69), "Sementes de Tamarindo"(74) e "Funny Lady"(75), A partir dai, sua carreira se relegou a pequenos papéis como em "O 13 Guerreiro"(99), ""Mar de Fogo"(04) e "Conquista de Reis"(06) porém, voltou a ser premiado internacionalmente por sua atuação em "Uma Amizade Sem Fronteiras"(03). Sua última aparição no cinema foi em "Um Castelo na Itália"(13).
Comentários
Postar um comentário