Uma Amizade Sem Fronteiras - François Dupeyron + Omar Sharif

Uma Amizade Sem Fronteiras - François Dupeyron 


Postado em 22/7/2013 




Monsieur Ibrahim et les Fleurs du Coran  -  França  -  2003

Direção - François Dupeyron

Roteiro - Eric-Emmanuel Schimitt (romance e roteiro), François Dupeyron (roteiro).

Gênero - drama

Duração - 94 minutos

Elenco - Omar Sharif, Pierre Boulanger, Anne Suarez, Gilbert Melki, Isabelle Adjani.

Sinopse - Monsieur Ibrahim é um muçulmano, dono de uma mercearia em Paris. Ele fica amigo de Momo, um garoto pobre e judeu de 13 anos. Mas o menino é abandonado pelo pai e Ibrahim acaba adotando-o. Os ensinamentos do Corão orientam Ibrahim e irão orientar também o garoto em fase de formação.

Curiosidades - Cesar de melhor ator  para Omar Sharif.

Comentário - Uma estória bastante humana sobre a amizade, como as diferenças culturais e etárias podem ficar em segundo plano em uma amizade verdadeira. Omar Sharif realiza senão sua melhor atuação na carreira, sua atuação mais simpática e cativante. Isabelle Adjani faz uma participação marcante, interpretando uma estrela de cinema inspirada em Brigitte Bardot. Belas imagens das locações acrescentam um charme a mais à este sensível e melancólico drama.

Nota - 8



                                                                                               





Omar Sharif



  Omar Sharif - Alexandria, 10 de Abril de 1932 - 10 de julho de 2015.

Nascido Michel Demitri Shalhoub, mudou seu nome quando se converteu ao Islã para se casar. Era o ator ideal para os papéis exóticos abundantes na década de 60 e 70.
Já um astro no Egito, alcançou celebridade internacional sobre um camelo, como o impulsivo Sherif Alf, em "Lawrence da Arábia"(62). Após representar um armênio em "A Queda do Império Romano", um padre espanhol e "A Voz do Sangue" e um patriota iugoslavo em "O Rolls-Royce Amarelo", todos de 1964, seu primeiro papel principal em um filme internacional foi em "Gengis Khan"(65).
Se popularizou ainda mais com "Doutor Jivago"(65), o épico de David Lean, e com "Funny Girl - A Garota Genial"(68), no qual fez o papel do marido de Barbra Streisand. Trabalhou também nos filmes "A Noite dos Generais"(67), "O Ouro de Mackenna"(69), "Sementes de Tamarindo"(74) e "Funny Lady"(75), A partir dai, sua carreira se relegou a pequenos papéis como em "O 13 Guerreiro"(99), ""Mar de Fogo"(04) e "Conquista de Reis"(06) porém, voltou a ser premiado internacionalmente por sua atuação em "Uma Amizade Sem Fronteiras"(03). Sua última aparição no cinema foi em "Um Castelo na Itália"(13).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks