Tristana, Uma Paixão Mórbida - Luis Buñuel
Tristana, Uma Paixão Mórbida - Luis Buñuel
Postado em 18/3/2014
Tristana - França/Espanha/Itália - 1970
Direção - Luis Buñuel
Roteiro - Julio Alejandro (roteiro), Luis Buñuel (estória para a tela), Benito Pérez Galdós (romance).
Gênero - Drama
Duração - 95 minutos
Elenco - Catherine Deneuve, Franco Nero, Fernando Rey, Lola Gaos.
Sinopse - Após a morte da mãe, a órfã Tristana é entregue aos cuidados do respeitado Don Lope. O relacionamento da jovem com o tutor vai se modificando, ele a seduz e os dois logo se tornam amantes. Com a chegada do jovem Horacio, no entanto, o relacionamento do casal é abalado. Tristana é realmente livre como Don Lope sempre fez questão de frisar?
Curiosidades - Adaptação do romance "Tristana", de Benito Pérez Galdós.
- Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1971.
- Em 1996, no centenário do cinema espanhol, foi votado por críticos e profissionais como o 10º melhor filme espanhol de todos os tempos.
Comentário - Buñuel voltou a filmar na Espanha sem abandonar seu teor crítico e irônico. Novamente ele não perdoa a hipocrisia da sociedade espanhola e faz ácidas críticas à igreja, família e às convenções da sociedade. Com uma narrativa lenta, cansativa em alguns momentos, Buñuel nos mostra uma estória de dor, sofrimento e vingança. A passagem do tempo é mostrada de maneira impressionante graças ao trabalho de maquiagem e grandes atuações dos protagonistas. Catherine Deneuve, sempre bela, mostra que o talento também sempre a acompanhou.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário