Somos Tão Jovens - Antônio Carlos da Fontoura
Somos Tão Jovens - Antônio Carlos da Fontoura
Postado em 21/9/2013
Somos Tão Jovens - Brasil - 2013
Direção - Antônio Carlos da Fontoura
Roteiro - Marcos Bernstein
Gênero - drama - musical
Duração - 104 minutos
Elenco - Thiago Mendonça, Laila Zaid, Bruno Torres, Marcos Breda, Sandra Corveloni.
Sinopse - Brasília, 1973. Renato acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.
Curiosidades - Inicialmente, o produtor Luiz Fernando Borges queria fazer um documentário sobre Renato Russo. Em 1999 ele chegou a apresentar a proposta aos pais do cantor. Foi apenas quando o diretor Antonio Carlos da Fontoura entrou no projeto que surgiu a ideia de transformá-lo em um longa de ficção, que abordasse a juventude do líder da Legião Urbana.
- O título original era "Religião Urbana", mas a mãe do cantor afirmou que Renato Russo odiaria a ideia porque não gostava da veneração "meio religiosa" que existia. Segundo ela, ele dizia que "não tinha vocação pra padre, nem pastor”. A sugestão do novo nome, "Somos Tão Jovens", foi dela.
- Nicolau Villa-Lobos, filho do baixista Dado Villa-Lobos, é quem interpreta o próprio pai no filme.
- A família Mafrendini participou de várias fases da pré-produção. A irmã Carmem colaborou na pesquisa, fornecendo dados sobre a infância, fotografias e histórias do irmão. O filho dele, Giuliano Manfredini, colaborou na pesquisa para a trilha sonora.
- Foi o próprio Thiago Mendonça quem cantou as músicas de Renato Russo em cena. Para tanto o ator teve aulas de voz e violão antes de assumir o papel.
- Todos os números musicais vistos em cena foram gravados ao vivo nas filmagens.
Comentário - O filme mostra a genialidade do músico Renato Russo e a conturbada personalidade de Renato Manfredini Junior, sem pretender endeusá-lo, mostrando o seu despertar para a música até o início do Legião Urbana. Thiago Mendonça encarna o personagem a tal ponto que por vezes esquecemos que não é Ranato Russo que esta na tela. Como não poderia deixar de ser, a trilha-sonora é um show à parte, com músicas do punk-rock internacional da década de 80 e as excelentes músicas do "Aborto Elétrico" e outras bandas de Brasília da época. O filme deve agradar mais àqueles que viveram a época retratada, ao mesmo tempo que nos faz lamentar a pobreza cultural e musical vivida pelos jovens de hoje.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário