Sem Lei, Sem Alma - John Sturges + Biografia
Sem Lei, Sem Alma - John Sturges
Postado em 22/4/2013
Gunfight at the O.K. Corral - EUA - 1957
Direção - John Sturges
Roteiro - Leon Uris (roteiro), George Scullin (artigo).
Gênero - faroeste
Duração - 122 minutos
Elenco - Burt Lancaster, Kirk Douglas, Rhonda Fleming, Jo Van Fleet, John Ireland, Dennis Hopper.
Sinopse - O filme conta uma versão romanceada de um fato real ocorrido no Velho Oeste dos Estados Unidos da América: o famoso tiroteio do O.K. Corral em Tombstone, território do Arizona, ocorrido de 26 de outubro de 1881.
Curiosidades - O ator DeForest Kelley se tornaria conhecido, anos depois, como o dr. Leonard McCoy, do seriado "Star Trek". Ele voltaria ao cenário do famoso duelo, no episódio "Spectre of the Gun" (1968), mas desta vez é forçado (por alienígenas) a ficar do lado dos Clanton.
Comentário - Tecnicamente muito bem realizado, "Sem Lei, Sem Alma" é um versão bastante fiel ao fato ocorrido em 1881. Mais realista que a versão de John Ford, "Paixão dos Fortes"(46), o filme tem uma excelente trilha-sonora que fez sucesso na época, além de grandes atuações de Burt Lancaster como Wyatt Earp e de Kirk Douglas no papel de Doc Holliday, além de contar com um ótimo elenco de apoio. Um faroeste clássico, repleto de ação.
Nota - 8,5
John Sturges
Nos anos 60 surgiu como um dos diretores de ação mais eficientes de Hollywood. Trabalhou inicialmente como editor para a RKO nos anos 30 e passou a dirigir filmes B nos anos 40. Na MGM, 10 anos mais tarde, o padrão de seus filmes e artistas subiu.
"Conspiração do Silêncio"(55), foi o que alcançou maior sucesso, seguido por dois excelentes faroestes para a Paramount, "Sem Lei, Sem Alma"(57) e "Duelo de Titãs"(59). Foi no início dos anos 60 que sua inclinação por sequências de ação extensas colocaram todos os astros e estrelas à sua disposição para "Sete Homens e Um Destino"(60) e "Fugindo do Inferno"(63). Nos anos 70, seu toque tornou-se mais prosaico, mas continuou a trabalhar com astros como Clint Eastwood, John Wayne e Michael Caine.
Em sua filmografia ainda se destacam: "Punido Pelo Próprio Sangue"(56), "O Velho e o Mar"(58), "A Hora da Pistola"(67), "Estação Polar Zebra"(68) e "A Águia Pousou"(76).
Comentários
Postar um comentário