Réquiem para um Sonho - Darren Aronofsky

Réquiem para um Sonho - Darren Aronofsky


Postado em 15/5/2013 




Requiem for a Dream  -  EUA  -  2000

Direção - Darren Aronofsky

Roteiro - Hubert Selby Jr. (livro e roteiro), Darren Aronofsky (roteiro).

Gênero - drama

Duração - 100 minutos

Elenco -  Ellen Burstyn, Jared Leto, Jennifer Connelly, Marlon Wayans, Chris McDonald, Louise Lasser.

Sinopse - O filme gira em torno de quatro personagens e os vícios que as afastam de seus sonhos, fazendo com que vivam entre a esperança e o desespero. Harry e sua namorada Marion são viciados em heroína. Eles têm o sonho de montar uma loja, mas mal conseguem o suficiente para viver. Junto com seu amigo Tyrone, Harry rouba a TV da mãe para conseguir dinheiro, o que já virou rotina. Sua mãe, Sara, sempre compra uma nova quando a anterior é levada, pois seu vício é justamente assistir TV. A possibilidade de aparecer em seu programa favorito faz com que queira perder peso, o que a leva a tomar remédio para emagrecer, um hábito que logo foge de seu controle e se torna mais um vício.

Curiosidades  - Aronofsky utiliza montagens de cenas extremamente curtas durante o filme. Na média, um filme de cem minutos possui entre seiscentos e setecentos cortes, já "Requiem Para um Sonho" apresenta mais de dois mil. Outros recursos usados são a divisão da tela e a anáfora cinematográfica, que consiste na repetição de cenas, para dar ênfase.
                     - Esta é a segunda vez em que o livro "Last Exit to Brooklin", escrito por Hubert Selby Jr., é adaptado para o cinema. A primeira foi em 1989 e recebeu o nome de "Noites Violentas no Brooklyn".
                     - O ator Jared Leto emagreceu 12 quilos para interpretar seu personagem em "Réquiem para um Sonho".

Comentário - O filme mostra de maneira bastante real e tocante, o mundo das drogas, não o submundo onde traficantes e excluidos sociais dividem os becos e as ruas, mas sim os efeitos das drogas em pessoas da classe média, daqueles que fogem das frustrações mergulhando em suas últimas esperanças, ou seja, nas drogas. Aronofsky utiliza closes, cortes e distorções de imagens para dar um ritmo acelerado e acentuar o clima assustador. Os quatro atores protagonistas dão um show de interpretação mas, Helen Burstyn se sobressai com uma das melhores atuações femininas das últimas décadas. Um filme em que todas as pessoas deveriam assistir pra entender os nocivos efeitos das drogas.

Nota - 9



                                                                                     



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks