Renoir - Gilles Bourdos
Renoir - Gilles Bourdos
Postado em 12/9/2013
Renoir - França - 2012
Direção - Gilles Bourdos
Roteiro - Gilles Bourdos e Jérôme Tonnerre (roteiro), Michel Spinosa (colaboração), Jacques Renois (material biográfico).
Gênero - drama - romance
Duração - 101 minutos
Elenco - Michel Bouquet, Christa Theret, Vincent Rottiers, Romane Bohringer.
Sinopse - Côte d'Azur, 1915. Pierre-Auguste Renoir é atormentado pela morte da esposa, as dores da artrite e a preocupação com o filho Jean, que luta na Primeira Guerra Mundial. Eis que surge em sua vida Andrée, uma jovem bela e radiante que desperta no pintor uma inesperada energia. Rejuvenescido, Renoir a torna sua musa. Quando Jean retorna à casa do pai para se recuperar de um grave ferimento na perna, ele se envolve com Andrée e a torna também sua musa, mas de um sonho ainda distante: o de fazer cinema.
Curiosidades - As filmagens ocorreram na região do Var, no sul da França, ao invés de nos Collettes, onde Renoir passou seus últimos anos.
- Para compreender Pierre-Auguste Renoir, o ator Michel Bouquet leu diversas vezes o livro "Pierre-Auguste Renoir, Mon Père", escrito por Jean Renoir.
- As pinturas do filme "Renoir" foram realizadas por Guy Ribes, um famoso falsário, que imitava o estilo de grandes artistas, como Chagall, Picasso e Matisse. Ribes foi contactado pelo diretor Gilles Bourdos logo após sair da prisão.
Comentário - Acredito que todos os amantes das artes já teve a curiosidade de saber como era o relacionamento de Auguste Renoir e seu filho Jean Renoir, dois gênios em artes e épocas diferentes. E no filme vemos a fase final da vida do pintor, a inspiração do cineasta para iniciar sua carreira e o triângulo amoroso formado pelos artistas e a jovem Andrée. Com uma bela e inspirada direção de arte, "Renoir" ainda conta com uma grande atuação de Michel Bouquet na pele de Auguste Renoir.
Nota - 7,5
Comentários
Postar um comentário