Quem Tem Medo de Virginia Woolf? - Mike Nichols
Quem Tem Medo de Virginia Woolf? - Mike Nichols
Postado em 29/12/2013
Who's Afraid of Virginia Woolf? - EUA - 1966
Direção - Mike Nichols
Roteiro - Edward Albee e Ernest Lehman.
Gênero - drama
Duração - 131 minutos
Elenco - Richard Burton, Elizabeth Taylor, George Segal, Sandy Dennis.
Sinopse - George, um professor universitário, e Martha, sua esposa que é também filha do reitor, recebem no final da noite Nick, um jovem professor, e Honey, sua mulher. À medida que a noite avança, as confissões entre os quatro se tornam mais ácidas e a verdade se torna algo muito deprimente.
Curiosidades - Estréia de Mike Nichols na direção.
- O roteiro é uma adaptação da peça teatral homônima, escrita por Edward Albee.
- O nome da peça parodia a célebre canção infantil Quem tem medo do lobo mau? (Who's Afraid of the Big Bad Wolf?) do desenho animado da Disney, "Os Três Porquinhos".
- Este é o 4º de 11 filmes em que Richard Burton e Elizabeth Taylor trabalham juntos. Os demais foram "Cleópatra"(63), "Gente Muito Importante" (63), "Adeus às Ilusões" (65), "A Megera Domada"(67), "Dr. Faustus"(67), "Os Farsantes" (67), "O Homem que Veio de Longe"(68), "Ana dos Mil Dias"(69), "Unidos pelo Mal"(72) e "Divórcio Dele, Divórcio Dela"(73).
- O filme foi realizado na época em que Elizabeth Taylor e Richard Burton eram casados na vida real e os rumores são de que o casal talvez tenha se inspirado nas suas brigas e bebedeiras para interpretar com maestria os protagonistas.
- A atriz Sandy Dennis, que estava grávida durante as filmagens de "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", teve um aborto espontâneo bem nos sets de filmagens.
- Todos os integrantes do elenco de "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" foram indicados ao Oscar. O único filme que repetiu esta façanha foi "Trama Diabólica"(72).
- Oscars de melhor atriz (Elizabeth Taylor), melhor atriz coadjuvante (Sandy Dennis), melhor fotografia preto-e-branco, melhor figurino preto-e-branco e melhor direção de arte preto-e-branco.
Comentário - Com uma direção segura e um brilhante roteiro, o filme aborda as desilusões proporcionadas pela vida e a natureza destrutiva dos relacionamentos. O ponto alto do filme, são as grandes atuações dos quatros atores, mesmo com os exageros dramáticos usuais na velha Hollywood.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário