Pietá - Kim Ki-duk
Pietá - Kim Ki-duk
Postado em 19/3/2013
Pietà - Coréia do Sul - 2012
Direção - Kim Ki-duk
Roteiro - Kim Ki-duk
Gênero - drama
Duração - 104 minutos
Elenco - Min-soo Jo, Eunjin Kang, Jae-rok Kim, Jeong-jin Lee, Ki-Hong Woo.
Sinopse - Kang-do é um homem implacável e bastante cruel, que trabalha como cobrador para agiotas. Caso o devedor não tenha como pagar a quantia devida, ele quebra ou esmaga algum osso de seu corpo, já que desta forma o acidentado receberá um seguro de saúde que servirá para cobrir a dívida. A vida de Kang-do é bastante solitária, até que um dia surge em sua vida uma mulher que afirma ser sua verdadeira mãe. Kang-do não acredita na afirmação e passa a maltratá-la de todas as formas possíveis, recorrendo a humilhações e até mesmo abuso sexual.
Curiosidades - Leão de Ouro no Festival de Veneza.
- Por causa de algumas cenas muito violentas, como a de um estupro, várias pessoas abandonaram a sala de exibição, durante o Festival de Veneza.
- Kim Ki-duk começou as filmagens de "Pieta" dia 15 de fevereiro de 2012, e terminou no mês seguinte. Em menos de seis meses a obra já estava pronta para ser enviada aos festivais de cinema.
Comentário - Violência, vingança e sexo são contumaz no cinema de Kim Ki-duk, e em "Pietá" isto não é diferente. O que difere de seus outros filmes, é o retrato da solidão vivida pelo protagonista que tem como rotina agredir seus devedores e se masturbar ao chegar em casa. Mas quando aparece uma senhora dizendo ser sua mãe, ele vai perdendo seu lado violento e sua maior preocupação é de proteger sua "mãe" de possíveis vinganças, o que mostra que suas atitudes repugnantes eram efeitos de uma carência solitária. Brutal e comovente, assim podemos definir "Pietá".
Nota - 7,5
Comentários
Postar um comentário