Paixões Que Alucinam - Samuel Fuller + Biografia
Paixões Que Alucinam - Samuel Fuller
Postado em 20/8/2013
Shock Corridor - EUA - 1963
Direção - Samuel Fuller
Roteiro - Samuel Fuller
Gênero - suspense - drama
Duração - 101 minutos
Elenco - Gene Evans, Constance Towers, Peter Breck, James Best.
Sinopse - O presunçoso e respeitado jornalista Johnny Barrett compromete-se a resolver um assassinato cometido num hospício. Para tanto, ele se interna como louco na própria instituição, mesmo sob protestos da namorada, a stripper Cathy. A princípio, o jornalista sente prazer em simular sua loucura, mas, aos poucos, perde sua lucidez em contatos com os outros internos, principalmente com os que testemunharam o assassinato.
Curiosidades - As seqüências de alucinação incluem cenas filmadas no Japão para o filme "Casa de Bambu", e cenas filmadas por Samuel Fuller, em Mato Grosso, Brasil, para o inacabado filme "Tigrero".
- No início do filme, durante as cenas do clube de strip tease, uma fotografia de Samuel Fuller (famosa, com um charuto) pode ser vista na parede.
Comentário - Considerado a obra-prima de Fuller, "Paixões Que Alucinam" é um fértil estudo sobre a loucura. Começando com trabalho de câmera de Stanley Cortez, que usa distorções e variações entre preto-e-branco e colorido, passando pelas atuações do elenco que foi estimulado a liberar suas "psicoses interiores". Os personagens do hospício representa vários tipos de loucura, como ninfomaníacas, um louco que afirma ser uma grande cantor de óperas e até um negro que prega o racismo contra os negros. Todos esse ingredientes, fazem do filme, uma experiência realmente alucinante.
Nota - 9
Samuel Fuller
Filho de imigrantes judeus, seus pais alteraram o sobrenome da família de Rabinovitch para Fuller. Aos 17 anos já era repórter policial em Nova Yorque. Serviu no Exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, chegando a ser condecorado com a Purple Heart.
Diretor de filme B aclamado como um autêntico "auteur" americano por Godard e Wim Wenders por seus poderosos golpes nos sentimentos humanos, Fuller é considerado um existencialista, apesar de ter sido repudiado por seu um discípulo fascista do senador Joe McCarthy.
Ex-jornalista policial, vagabundo que saltava de trens de carga e soldado, sua cáustica visão geralmente apresenta personagens amorais lutando para sobreviver no hospício da vida, sendo seu terror psicológico "Paixões Que Alucinam"(63) a obra que melhor ilustra esse drama.
Guerra e criminalidade são temas centrais, com sua hiperativa câmera vasculhando os submundos da vida, onde cada personagem é submetido a um violento rito de passagem em que certezas morais estabelecidas são testadas ao máximo. Isso pode ser visto em "Capacete de Aço"(51), "A Lei dos Marginais"(61) e "Agonia e Glória"(80).
Em sua filmografia também destacam-se: "Matei Jesse James"(49), "Baionetas Caladas"(51), "A Dama de Preto"(52), "A Casa de Bambu"(55), "No Umbral da China"(57), "Renegando Meu Sangue"(57), "O Quimono Escarlate"(59), "O Beijo Amargo"(64), "Quando os Homens São Maus"(67), "Cão Branco"(82), "Ladrões do Amanhecer"(84) e "Uma Rua Sem Volta"(89).
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