Os Miseráveis - Claude Lelouch + Annie Girardot

Os Miseráveis - Claude Lelouch


Postado em 23/4/2013 



Les Misérables  -  França  -  1995

Direção - Claude Lelouch

Roteiro - Victor Hugo (livro), Claude Lelouch (roteiro).

Gênero - drama

Duração - 175 minutos

Elenco - Jean-Paul Belmondo, Michel Boujenah, Alessandra Martines, Annie Girardot, Clémentine Célarié, Rufus, Jean Marais.

Sinopse - Henri Fortin é um ex-boxeador pobre e ignorante. Ziman é um advogado judeu rico de Paris. Durante a Segunda Guerra Mundial, eles se conhecem quando Fortin aceita conduzir a família de Ziman de carro até a Suíça. Distanciados pela classe social e educação, os dois homens aproximam-se quando Fortin descobre o livro “Os Miseráveis” e fica curioso por sua história. O motorista recém-contratado pede então ao novo patrão que leia o livro para ele durante a viagem. As coincidências entre os personagens do filme e os do livro transparecem aos poucos e a comparação é inevitável.

Curiosidades  - Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.
                     - César de melhor atriz coadjuvante para Annie Girardot.
                     - "Os Miseráveis" já teve mais de 30 filmagens entre cinema e televisão, inclusive dois filmes brasileiros um de 1966 e outro de 1958, dirigido por Dionisio de Azevedo.

Comentário - Uma criativa adaptação do romance de Victor Hugo, onde um motorista analfabeto transporta uma família fugindo dos nazistas durante a ocupação na França. A  comparação entre Jean Valejan e o motorista é realmente inovador e genial. Tecnicamente o filme é muito bem realizado por sua direção de arte, fotografia e trilha-sonora. Belmondo como sempre dá um show de carisma, além de grandes atuações do restante do elenco, em especial Annie Girardot. Apesar das suas quase 3 horas de duração, o filme é empolgante e nunca se torna cansativo.

Nota - 9



                                                                                          





Annie Girardot



  Annie Girardot - Paris, 25 de outubro de 1931 – Paris, 28 de fevereiro de 2011.

Nascida em 1931, ela foi criada por sua mãe solteira, uma parteira da Normandia. Depois de estudar para se tornar uma parteira como sua mãe, ela se matriculou no prestigiado Conservatório de la rue Blanche, em Paris. Após graduar-se em 1954 com o "Primeiro Prêmio em Comédia moderna e clássica", ela se juntou a Comédie Française.
Em 1955, ela começou sua carreira no cinema, fazendo com que seu filme estréia em "Treze à Mesa", mas foi com o teatro, que ela começou a atrair a atenção dos críticos.Seu desempenho na peça de Jean Cocteau "La Machine à Écrire" (56) era admirado pelo autor que a chamou de "O melhor temperamento dramático do período pós-guerra".
Ao longo de uma carreira de cinco décadas, ela atuou em quase 150 filmes. Ela ganhou três vezes o prêmio César  (1977, 1996, 2002). Trabalhou com grandes diretores do cinema europeu como Luchino Visconti, Claude Lelouch, Marco Ferreri, Mario Monicelli, Roger Vadim e Michael Haneke.
Atuou em grandes filmes como: "Rocco e Seus Irmãos"(60), "Vicio e Virtude"(63), "Os Companheiros"(63) "Os Fora da Lei do Matrimônio"(63), "A Mulher Macaco"(64), "As Bruxas"(67), "Viver Por Viver"(67), "Dillinger Esta Morto"(69), "A Semente do Homem"(69), "Morrer de Amor"(71), "Os Miseraveis"(95), "A Professora de Piano"(01), "Caché"(05) e "Apenas Bons Amigos"(05).
Girardot sofria do Mal de Alzheimer desde 2006 e faleceu em 2011 aos 79 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks