Os Embalos de Sábado a Noite - John Badham
Os Embalos de Sábado a Noite - John Badham
Postado em 5/5/2013
Saturday Night Fever - EUA - 1977
Direção - John Badham
Roteiro - Nik Cohn (artigo), Norman Wexler (roteiro).
Gênero - drama - musical
Duração - 118 minutos
Elenco - John Travolta, Karen Lynn Gorney, Barry Miller, Joseph Cali, Paul Pape.
Sinopse - Tony Manero é um jovem de família ítalo-americana de um bairro pobre de Nova York, onde vive com os pais possessivos. Trabalhando em um emprego modesto, a grande alegria de Tony são as noites de sábado, passadas em uma discoteca, quando se revela um excelente dançarino. Em meio aos problemas que enfrenta com os pais, os amigos e a namorada Stephanie, secretária pretensiosa que despreza suas ambições modestas.
Curiosidades - A irmã e a mãe de John Travolta aparecem em pontas no filme, como uma atendente numa pizzaria e uma mulher que compra uma pintura, respectivamente.
- Inicialmente, John Travolta queria que seu terno de dança fosse preto, mas, como a discoteca em que apareceria era escura, isto faria com que o público tivesse dificuldades em vê-lo nas telas. Com isso, a cor do terno de Travolta foi alterada para branco.
- "Saturday Night" (Noite de Sábado), esse era o nome do filme até que os Bee Gees incluíram na trilha uma musica chamada "Night Fever" (Embalo à Noite). Assim nascia o filme "Os Embalos de Sábado a Noite".
- Foi um dos primeiros filmes a usar o steady-cam, recurso técnico que permite que câmeras menores, sem o uso de tripés, estejam no meio da ação.
- Quando o pai de Tony o acerta com uma tapa durante o jantar, o pedido dele para que tome cuidado com o penteado foi improvisado por Travolta, mas a fala ficou tão boa e apropriada ao personagem que o diretor a manteve no filme.
- Seguido por "Os Embalos de Sábado Continuam" (83).
Comentário - Um filme que influenciou a cultura dos jovens na época, mostra a rotina dos jovens que trabalham a semana toda esperando chegar a noite de sábado para se divertirem nas discotecas. O filme tornou John Travolta em astro, mas é sua inesquecível trilha-sonora com músicas dos Bee Gees que fizeram de "Os Embalos de Sábado a Noite" um enorme sucesso na época e um clássico do cinema.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário