Os Bons Companheiros - Martin Scorsese

Os Bons Companheiros - Martin Scorsese


Postado em 15/4/2013




Goodfellas  -  EUA  -  1990

Direção - Martin Scorsese

Roteiro - Nicholas Pileggi e Martin Scorsese.

Gênero - drama - policial

Duração - 145 minutos

Elenco - Robert De Niro, Ray Liotta, Joe Pesci, Lorraine Bracco, Paul Sorvino, Frank Sivero, Samuel L.Jackson.

Sinopse - Henry Hill conta a sua história de garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começando sua "carreira" aos 11 anos e se tornando protegido de James "Jimmy" Conway, um mafioso em ascensão. Tratado como filho por mais de vinte anos, ele se envolve em golpes cada vez maiores e acaba se casando com Karen Hill, sua amante. Impossibilitado de ser totalmente "adotado" pela "família", o jovem ambicioso conquista prestígio, se envolve com o tráfico de drogas, prática grandes roubos e ganha muito dinheiro, mas os agentes federais estão na sua cola e o seu destino pode mudar a qualquer momento.

Curiosidades  - Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci) e foi indicado aos de Atriz Coadjuvante (Lorraine Bracco), Direção, Edição, Melhor filme e Roteiro Adaptado.
                     - Baseado em Wise Guys, livro-reportagem de Nicholas Pileggi.
                     - A cena que Joe Pesci fala "Você me acha engraçado?" foi baseado numa história que Pesci fez para Martin Scorsese. O diretor autorizou o ator e Ray Liotta improvisarem a cena.
                     - A palavra "fuck" foi usada 296 vezes, sendo que metade deles foi dita por Joe Pesci. Após a mãe de Joe Pesci ter visto o filme, ela achou muito bom, mas perguntou ao filho se era necessário xingar daquela forma.
                     - O diretor Martin Scorsese fez com que seus pais Catherine Scorsese (1912-1997) e Charles Scorsese (1933-1993), atores que já trabalharam em outras produções, fizessem uma participação em "Os Bons Companheiros".

                                                                   "Até onde consigo me lembrar, sempre quis ser um gângster."
 

Comentário - Scorsese volta a retratar a Máfia, só que focado em gângsters de uma camada inferior hierarquicamente. O realismo apresentado no filme é tão grande que até outros mafiosos se interessaram em ter suas vidas filmadas. Utilizando "planos-sequências" e trabalhando com alguns de seus atores preferidos, Scorsese realizou um dos seus melhores filmes. A trilha-sonora de musicas pop é outro destaque. Joe Pesci realizou a melhor interpretação de sua carreira e De Niro, mesmo em um papel secundário, também esta excelente. Imagens impactantes, como a briga no restaurante são imperdíveis.

Nota - 9



                                                                                  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks