O Vampiro - Carl Theodor Dreyer
O Vampiro - Carl Theodor Dreyer
Postado em 28/3/2013
Vampyr - Alemanha/França - 1932
Direção - Carl Theodor Dreyer
Roteiro - Sheridan Le Fanu (livro), Carl Theodor Dreyer e Christen Jul (roteiro).
Gênero - terror - fantasia
Duração - 65 minutos
Elenco - Julian West, Sybille Schmitz, Maurice Schutz, Rena Mandel, N. Babanini.
Sinopse - Um jovem viajante chamado Allan Gray (Julian West) estuda sobre a evolução do mal e dos vampiros dos séculos passados. Por causa da sua obsessão com aparições sobrenaturais, ele visita uma antiga pousada e encontra diversas evidências de que ali existem vampiros. O problema é que depois de muito estudar esse assunto, para Allan já quase não existe mais diferença entre o real e o irreal.
Curiosidades - Baseado na obra de Sheridan Le Fanu.
- Primeiro filme sonorizado de Carl T. Dreyer.
- O filme foi todo filmado dentro de locação. O antigo castelo que aparece no filme também serviu como um alojamento temporário para o elenco e a equipe.
- Para se alcançar a estética estranha e que dá a sensação de se estar em um sonho, uma fina gaze foi colocada na lente como filtro.
- Carl Theodor Dreyer preferiu trabalhar com atores não-profissionais, e a maioria deles foram encontrados nas ruas
de Paris. Os únicos atores profissionais no filme eram Sybille Schmitz e Maurice Schutz.
Comentário - Dreyer é considerado por alguns críticos, o maior cineasta de todos os tempos e só quem assiste a seus filmes pode compreender esta afirmação. Em "O Vampiro", ele inovou criando uma estética onírica com um resultado hipnotizante. Imagens fantásticas como a viagem de um caixão pelo ponto de vista do cadáver ou a dança de sombras fantasmagóricas em um celeiro, além disto, a extraordinária trilha-sonora, fazem de "O Vampiro" um filme imperdível.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário