O Último Poema do Rinoceronte - Bahman Ghobadi + Biografia
O Último Poema do Rinoceronte - Bahman Ghobadi
Postado em 24/4/2013
Fasle Kargadan - Irã/Turquia/Iraque - 2012
Direção - Bahman Ghobadi
Roteiro - Bahman Ghobadi
Gênero - drama
Duração - 87 minutos
Elenco - Behrouz Vossoughi, Yilmaz Erdogan, Monica Bellucci, Caner Cindoruk.
Sinopse - O poeta curdo-iraniano Sahel acaba de receber uma sentença de 30 anos de prisão no Irã. Agora a única coisa que vai mantê-lo com vontade de continuar vivendo é o pensamento de reencontrar sua esposa que pensa que ele está morto há mais de 20 anos.
Curiosidades - A belíssima fotografia do filme ganhou vários prêmios, inclusive no Festival de San Sebastian 2012.
- Baseado na história verídica do poeta curdo Sahel Farzan.
Comentário - O filme retrata a triste história de Sahel Farzan de maneira bastante realista e comovente. O uso da fotografia é um espetáculo à parte, além das atuações dos protagonistas, Monica Bellucci encarna com perfeição a esposa iraniana.
Nota - 8
Bahman Ghobadi
Pouco depois de se formar na Escola Nacional Audiovisual, ele fez seu primeiro curta, imediatamente aclamado pela crítica local. Um desses curtas-metragens, "Life in Fog" (99) é considerado o mais famoso curta já feito no Irã.
Este sucesso permitiu Bahman Ghobadi a fazer longa-metragens, o seu primeiro, "Um Tempo de Embebedar Cavalos" (00), é o primeiro filme curdo na história do Irã. Depois vieram "Tartarugas Podem Voar"(04), "Ninguém Sabe dos Gatos Persas"(09), "O Último Poema do Rinoceronte"(12) e "Uma Bandeira Sem País"(15).
Comentários
Postar um comentário