O Triunfo da Vontade - Leni Riefenstahl + Biografia

O Triunfo da Vontade - Leni Riefenstahl 


Postado em 31/7/2013 

                               


Triumph des Willens  -  Alemanha  -  1935

Direção - Leni Riefensthal

Roteiro - Leni Riefensthal, Walter Ruttmann.

Gênero - documentário

Duração - 114 minutos

Elenco - Adolf Hitler, Joseph Goebbels, Heinrich Himmler, Hermann Göring, Alfred Rosenberg.

Sinopse - Retrata o 6° Congresso do Partido Nazista, realizado no ano de 1934 na cidade de Nuremberg e que contou com a presença de mais de 30.000 simpatizantes do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores da Alemanha.

Curiosidades  - Por este filme Riefenstahl recebeu uma medalha de ouro na Feira Mundial de Paris em 1937, também recebeu premiações nos Estados Unidos e Suécia.
                     - O filme está banido na Alemanha.
                     - Foi o próprio Adolf Hitler que encarregou Leni Riefenstahl de realizar o documentário.
                     - Foram construídos pontes, acessos ao centro da cidade e postes de iluminação para a realização do filme.
                     - Foram utilizadas 30 câmeras e 120 técnicos.

Comentário - Considerado o mais importante filme de propaganda do cinema, sua primazia técnica influenciou a maneira de se fazer documentários a partir de então. Com imagens fortes, o filme mostra desfiles, paradas militares e discursos dos líderes nazistas, perante um público em catárse. Chega a ser assustador como o ditador era amado pelo seu povo, o que mostra que nem sempre a simpatia popular é sinal de um governo justo.Uma verdadeira aula sobre um dos momentos mais terriveis da história da humanidade.

Nota - 8,5



                               





Leni Riefenstahl



  Berlim, 22 de agosto de 1902 — Pöcking, 8 de setembro de 2003.

Seu talento inquestionável como cineasta e editora foi encoberto por sua associação com Adolf Hitler e sua posição favorecida junto a ele, que incubiu de fazer o hipnótico "O Triunfo da Vontade"(35), um registro de comício do partido nazista em Nuremberg.Em seguida veio "Olimpia"(38), uma celebração do corpo humano e das conquistas dos Jogos Olimpicos de 1936 em Berlim.
Uma artista e bailarina surpreendente, tornou-se atriz de cinema quando tinha um pouco mais de 20 anos e absorveu conhecimento técnico suficiente para ser capaz de dirigir, editar, produzir, escrever e co-estrelar "A Luz Azul"(32).  trabalhando com fotojornalismo durante a Segunda Guerra Mundial, foi presa pelos aliados, pois seu trabalho foi considerado uma contribuição à propaganda alemã, fato que só foi esclarecido formalmente em 1952. Pôde então lançar "Terra Baixa"(54), que havia sido iniciado em 1939.
Leni tentou produzir outros filmes no pós-guerra, mas cada tentativa foi boicotada por resistências, protestos e duras críticas. O boicote impediu Leni de financiar suas produções. Os poucos filmes que conseguiu realizar foram curtas e bancados pessoalmente, e novamente, obras de grande engenhosidade. Após isto, ela se tornou fotógrafa. Leni se interessou pela tribo Nuba do Sudão e publicou dois livros com fotos dos guerreiros da tribo em 1974 e 1976. Ela sobreviveu a uma queda de helicóptero no Sudão em 2000.
Perto dos seus 80 anos, Leni Riefenstahl começou a praticar fotografia submarina. Ela lançou um novo filme, intitulado "Impressões Subaquáticas", um documentário da vida sob os mares, no seu centésimo aniversário 22 de agosto de 2002. Leni Riefenstahl morreu enquanto dormia no dia 8 de setembro de 2003, em sua casa em Pöcking, na Alemanha. Em seu obituário, foi dito que Leni foi a última figura famosa da era nazista na Alemanha a morrer.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks