O Segredo de Brokeback Mountain - Ang Lee

O Segredo de Brokeback Mountain - Ang Lee


Postado em 25/11/2013

                               


Brokeback Mountain  -  EUA  -  2005

Direção - Ang Lee

Roteiro - Annie Proulx (conto), Larry McMurtry e Diane Ossana (roteiro).

Gênero - romance - faroeste

Duração - 134 minutos

Elenco - Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams, Anne Hathaway, Randy Quaid.

Sinopse - Jack Twist  e Ennie Del Mar são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma t ão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.

Curiosidades   - Oscar de melhor diretor, roteiro adaptado e trilha-sonora.
                      - Globo de Ouro de melhor filme-drama, diretor, roteiro e canção original "A Love That Will Never Growl Old".
                      - Leão de Ouro no Festival de Veneza.
                      - Antes de virar filme e receber diversos prêmios, o roteiro de Larry McMurtry e Diana Ossana permaneceu na gaveta durante anos por falta de investimento para fazer o filme. O texto foi escrito no final da década de 90.
                      - Durante as filmagens, o ator Heath Ledger rodou uma sequência totalmente nu, entrando em um lago. O diretor Ang Lee cortou as cenas com nudez frontal, mas um fotógrafo de celebriadades (paparazzi) conseguiu algumas com uma câmera digital e elas foram publicadas em revistas americanas, além de terem caído na internet.
                       - Heath Ledger quase quebrou o nariz de Jake Gyllenhaal ao realizar uma cena de beijo entre eles.
                       - Na República das Bahamas, Brokeback Mountain foi proibido em decisão feita pelo Escritório de Controle do país, que justificou o ato por que o filme contém "cenas extremas de homossexualidade, pessoas nuas, vulgaridades que não podem trazer nenhum valor positivo ao público das Bahamas". Imediatamente surgiram protestos de grupos homossexuais no país caribenho.
                        - Na República Popular da China, o filme não teve sua exibição garantida pelo governo. As razões dadas foram que o público seria pequeno, o que não justificaria o lançamento comercial. De acordo com a mídia internacional, o governo não permitiu o lançamento do filme porque ainda é hostil quanto à homossexualidade. Apesar disto, a mídia local elogiou o diretor do filme, Ang Lee (nascido na Ilha de Taiwan, atual República Democrática da China), que se tornou o primeiro diretor de cinema chinês a receber um Oscar. Cópias piratas de DVD foram distribuídas no país. Foi exibido na Taiwan nativa de Lee e estreou em Hong Kong em 23 de fevereiro de 2006.
                         - "Brokeback Mountain" foi o estopim de uma grande polêmica midiática nos Estados Unidos quando foi banido, um dia antes de sua estreia, da rede de cinemas de Larry H. Miller, integrante da igreja mórmon e dono do time de basquete Utah Jazz. Aproximadamente um ano após a controvérsia, quando o ex-jogador da NBA John Amaechi se declarou homossexual, Miller se desculpou por ter banido o filme de sua rede de cinemas dizendo que agiu de maneira estúpida. No entanto, afirmou que não sabe como reagiria se um dos jogadores de seu time fosse homossexual. No dia 13 de março de 2007, a família de Jessica Turner, uma garota de 12 anos de idade, processou a Secretaria de Educação de Chicago em mais de quatrocentos mil dólares por causa da exibição de Brokeback Mountain à classe de Turner por uma professora substituta.
                         - Em dezembro de 2008, o canal de televisão pública generalista italiano Rai Due exibíu o filme, com corte de três cenas básicas para a compreensão do mesmo. São elas: a cena em que Jack e Ernis fazem sexo anal no acampamento, num impulso repentino, a cena em que Jack e Ernis assumem o amor que sentem um pelo outro e, dão o primeiro beijo e depois se enchem mutuamente de carinho, ainda no acampamento e, por fim, a cena em que os dois se beijam de fronte da casa de Ernis e, são vistos por Alma, esposa de Ernis. A estação foi alvo de imensas queixas por homofobia e descriminação. O argumento dado foi o de, por ser ter sido exibido durante a tarde, não ferir a susceptibilidade de espectadores mais jovens. Porém, o diretor da estação Claudio Petruccioli, exibiu um pedido público de desculpas, anunciando exibir o filme completo cerca de três meses depois, sem cortes, mas a um horário tardio, 23h e 45m, com círculo vermelho no canto superior direito da tela, para ser mais dificilmente visto por espectadores mais novos.

Comentário - Durante o conservador governo Bush, Ang Lee realizou um sensível e corajoso filme que mostra uma bela estória de amor homossexual. O filme mostra de maneira bastante séria o envolvimento de dois homens que viviam de maneira totalmente heterossexual até se envolverem afetivamente ao conviverem de maneira isolada da sociedade. A partir dai, seus conflitos internos são mostrados de forma tocante e emocionante para qualquer ser humano, independente de opção sexual. Tecnicamente muito bem realizado, onde se destacam as belas fotografia e trilha-sonora, além de grandes atuações de todo elenco, onde se destaca Heath Ledger que mostra ter sido um dos maiores atores de sua geração.

Nota - 8


                             



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks