O Quarto das Paredes Espessas - Masaki Kobayashi + Biografia
O Quarto das Paredes Espessas - Masaki Kobayashi
Postado em 6/1/2014
Kabe Atsuki Hey - Japão - 1956
Direção - Masaki Kobayashi
Roteiro - Kobo Abe
Gênero - drama - guerra
Duração - 110 minutos
Elenco - Kô Mishima, Torahiko Hamada, Keiko Kishi, Toshiko Kobayashi.
Sinopse - Mostra o drama vivido pelos japoneses acusados por crimes na Segunda Guerra Mundial. Estresse, traumas, esgotamento físico e mental, alucinações e os fantasmas do passado perseguem os presos, que aguardaram durante anos por uma definição política que resolvesse sua situação.
Curiosidades - Baseado em relatos de prisioneiros.
- O assunto político foi considerado controverso na época do lançamento, e Kobayashi foi intimado a fazer cortes severos e alterações. Ele preferiu encerrar este assunto, e o filme foi lançado inalterado quatro anos depois.
Comentário - Com muita coragem, Kobayashi fez este polêmico e denunciante filme. Retratando os sofrimentos dos soldados japoneses prisioneiros de guerra, o filme mostra de maneira realista e comovente que enquanto os oficiais japoneses já gozavam da liberdade, os soldados, que por ordem de seus comandantes, combateram na guerra continuam a sofrer não só pela prisão, como pela indefinição de seus casos. Mais um retrato dos sofrimentos que a guerra proporciona ao ser humano, desta vez sobre a ótica dos prisioneiros.
Nota - 8
Masaki Kobayashi
Masaki Kobayashi - Hokkaido, Japão - 14 de fevereiro de 1916 - 4 de outubro de 1996.
Kobayashi iniciou sua carreira no cinema em 1941, quando ele entrou Shochiku Studios como diretor aprendiz, mas sua carreira foi quase imediatamente interrompida quando ele foi convocado para o exército e enviado para a Manchúria. Passou um tempo como prisioneiro de guerra, e após a sua libertação, em 1946, ele voltou a Shochiku como assistente do diretor Keisuke Kinoshita. Sua estréia como diretor foi em 1952, quando ele fez "Juventude do Meu Filho".
De 1959 a 1961, o Kobayashi dirigiu "A Condição Humana", uma trilogia sobre os efeitos da II Guerra Mundial em um japonês pacifista e socialista. Em 1962 ele dirigiu "Harakiri" , que ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes.
Em 1965, Kobayashi fez "Kwaidan", uma coleção de quatro histórias de fantasmas retirados dos livros de Lafcadio Hearn . "Kwaidan" ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes 1965 , e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro .
Comentários
Postar um comentário