O Quarto das Paredes Espessas - Masaki Kobayashi + Biografia
O Quarto das Paredes Espessas - Masaki Kobayashi
Postado em 6/1/2014
Kabe Atsuki Hey - Japão - 1956
Direção - Masaki Kobayashi
Roteiro - Kobo Abe
Gênero - drama - guerra
Duração - 110 minutos
Elenco - Kô Mishima, Torahiko Hamada, Keiko Kishi, Toshiko Kobayashi.
Sinopse - Mostra o drama vivido pelos japoneses acusados por crimes na Segunda Guerra Mundial. Estresse, traumas, esgotamento físico e mental, alucinações e os fantasmas do passado perseguem os presos, que aguardaram durante anos por uma definição política que resolvesse sua situação.
Curiosidades - Baseado em relatos de prisioneiros.
- O assunto político foi considerado controverso na época do lançamento, e Kobayashi foi intimado a fazer cortes severos e alterações. Ele preferiu encerrar este assunto, e o filme foi lançado inalterado quatro anos depois.
Comentário - Com muita coragem, Kobayashi fez este polêmico e denunciante filme. Retratando os sofrimentos dos soldados japoneses prisioneiros de guerra, o filme mostra de maneira realista e comovente que enquanto os oficiais japoneses já gozavam da liberdade, os soldados, que por ordem de seus comandantes, combateram na guerra continuam a sofrer não só pela prisão, como pela indefinição de seus casos. Mais um retrato dos sofrimentos que a guerra proporciona ao ser humano, desta vez sobre a ótica dos prisioneiros.
Nota - 8
Masaki Kobayashi
Kobayashi iniciou sua carreira no cinema em 1941, quando ele entrou Shochiku Studios como diretor aprendiz, mas sua carreira foi quase imediatamente interrompida quando ele foi convocado para o exército e enviado para a Manchúria. Passou um tempo como prisioneiro de guerra, e após a sua libertação, em 1946, ele voltou a Shochiku como assistente do diretor Keisuke Kinoshita. Sua estréia como diretor foi em 1952, quando ele fez "Juventude do Meu Filho".
De 1959 a 1961, o Kobayashi dirigiu "A Condição Humana", uma trilogia sobre os efeitos da II Guerra Mundial em um japonês pacifista e socialista. Em 1962 ele dirigiu "Harakiri" , que ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes.
Em 1965, Kobayashi fez "Kwaidan", uma coleção de quatro histórias de fantasmas retirados dos livros de Lafcadio Hearn . "Kwaidan" ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes 1965 , e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro .
Comentários
Postar um comentário