O Mensageiro Trapalhão - Jerry Lewis
O Mensageiro Trapalhão - Jerry Lewis
Postado em 21/7/2013
The Bellboy - EUA - 1960
Direção - Jerry Lewis
Roteiro - Jerry Lewis
Gênero - comédia
Duração - 72 minutos
Elenco - Jerry Lewis, Alex Gerry, Bob Clayton, Milton Berle.
Sinopse - Tudo pode dar errado - e dá - quando Lewis encarna Stanley, um mensageiro mudo e atrapalhado, no sofisticado Hotel Fontainebleau, em Miami Beach, na Flórida. Hóspedes podem chegar e partir, mas Stanley está de serviço dia após dia no elegante resort, experimentando toda sorte de catástrofes, incluindo embates com hóspedes de topless, chaves trocadas e telefonemas invertidos.
Curiosidades - As filmagens foram do dia 8 de Fevereiro a 5 de Março de 1960 e marca a estréia de Jerry Lewis como diretor. Elas ocorreram no Fontainebleu Hotel na California. Lewis tinha filmado ali durante a sua temporada de shows no hotel.
- Antes das filmagens começarem, Jerry Lewis consultou a opinião de Stan Laurel sobre o roteiro. Como Laurel tinha trabalhado em filmes mudos e sabia sobre pantomima, ele ofereceu a Lewis sugestões para o filme. Não se sabe se Lewis aplicou elas para o filme ou não.
- Jerry Lewis pronunciou 24 palavras no filme somente na cena final como o mensageiro. Como ele mesmo, ele pronunciou somente 16 palavras.
- Jerry Lewis escreveu o roteiro em apenas oito dias. Seu roteiro contou com 165 páginas, equivalente a um filme com uma duração de 2 horas e meia. Mas como deram um prazo a ele de quatro semanas para rodar o filme inteiro, muitas cenas que estavam prontas em seu roteiro tiveram que ser excluídas, dando ao filme a duração de 71 minutos.
- Este filme foi o primeiro a ser feito com o video assist. Lewis queria arrumar um jeito em que ele pudesse vê-lo no cargo de diretor, até quando ele mesmo estava em cena. Com isso, ele teve a idéia em usar um vídeo monitor para rever a cena pouco depois de ela ter sido gravada. Com essa invenção, Lewis foi premiado com o Golden Light Technical Achievement Award e se responsabilizou por sua evidência.
Comentário - Quase sem diálogos e feito em sketchs, "O Mensageiro Trapalhão" é uma inventiva comédia de Lewis, com vários momentos de surrealismo e cenas impagáveis como a em que Lewis conduz uma orquestra. Considerado por muitos como a obra-prima de Jerry Lewis, e isto não é pouco.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário