O Fantasma Apaixonado - Joseph L. Mankiewicz + Gene Tierney
O Fantasma Apaixonado - Joseph L. Mankiewicz
Postado em 10/7/2013
The Ghost and Mrs. Muir - EUA - 1947
Direção - Joseph L. Mankiewicz
Roteiro - R. A. Dick (livro), Philip Dunne (roteiro).
Gênero - romance - fantasia
Duração - 104 minutos
Elenco - Gene Tierney, Rex Harrison, George Sanders, Edna Best, Natalie Wood.
Sinopse - Um ano após a morte do marido, Lucy Muir decide não mais viver com a sogra e a cunhada. Aluga o "Chalé Gaivota", uma casa a beira-mar, e para lá se muda com sua filha e sua empregada. Porém, logo o fantasma de Daniel Gregg, proprietário que morrera em um suposto suicídio, surge para a amedrontá-la. Isto não surte efeito e entre os dois nasce gradativamente uma amizade, a tal ponto que quando ela se vê em uma grave situação financeira, ele decide lhe narrar sua vida para ser transformada em livro e tirá-la deste aperto.
Curiosidades - Adaptação do romance homônimo de Josephine Leslie, publicado em 1945.
- Em 1968 uma série baseada no filme estreou nos Estados Unidos. O programa tinha uma pegada mais cômica e durou duas temporadas.
- O filme esteve bem próximo de ser refilmado na década de 1990. Michelle Pfeiffer e Sean Connery seriam os protagonistas.
- Natalie Wood interpreta Anna Muir quando criança.
Comentário - O filme mostra um romance entre almas que se encontram através do tempo. Com uma belíssima fotografia em preto-e-branco e uma lírica trilha-sonora de Bernard Herrmann, "O Fantasma Apaixonado" explora todo o talento e beleza de Gene Tierney, enquanto Rex Harrison interpreta um carismático e rabugento fantasma. Um filme com muitas surpresas que culmina em um final bastante romântico.
Nota - 8,5
Gene Tierney
Com boa formação cultural e oriunda de uma rica família, atuou na Broadway em "The Male Animal" antes de estrear no cinema em "O Retorno de Frank James"(40) com Henry Fonda. Foi prejudicada pela má escolha dos papéis como a da garota caipira em "Caminho Áspero"(41) de John Ford, e por papéis meramente decorativos como em "O Fio da Navalha"(46).
Sofisticada e elegante, com um rosto em forma de coração e olhos azuis-esverdeados brilhantes, foi uma das grandes beldades de seu tempo. Embora sempre lembrada como a misteriosa "Laura"(44) e a esposa atormentada em "A Ladra"(49), realizado em preto-e-branco, sua melhor fase é em Technicolor, como em "Formosa Bandida"(41), "O Diabo Disse Não"(43) de Lubitsch, e como a esposa paranóica no melodrama "Amar Foi Minha Ruína"(45), de John Stahl, pelo qual foi indicada ao Oscar.
O esgotamento nervoso afastou-a das telas por sete anos, mas ela voltou em "Tempestade Sobre Washington"(62). Gene Tierney morreu em consequência de enfisema, duas semanas antes de completar 71 anos de idade.
Outros filmes em que Tierney atuou: "Eram Cinco Heróis"(41) de Henry Hathaway, "Aconteceu em Shangai"(41) de Josef von Sternberg, "Ela Queria Riquezas"(42), "Ódio no Coração"(42), "O Sino de Adano"(45), "O Solar de Dragonwyck"(46), "O Fantasma Apaixonado"(47), "O Escândalo da Primeira Página"(48), "Cortina de Ferro"(48), "Passos na Noite"(50) de Otto Preminger, "Sombras do Mal"(50) de Jules Dassin, "O Quarto Mandamento"(51), "Veleiro da Aventura"(52), e "Na Voragem das Paixões"(63).
Comentários
Postar um comentário