O Exército das Sombras - Jean-Pierre Melville + Simone Signoret
O Exército das Sombras - Jean-Pierre Melville
Postado em 6/7/2013
L'armée des Ombres - França/Itália - 1969
Direção - Jean-Pierre Melville
Roteiro - Joseph Kessel (romance), Jean-Pierre Melville (adaptação).
Gênero - drama - guerra
Duração - 140 minutos
Elenco - Lino Ventura, Simone Signoret, Paul Meurisse, Jean-Pierre Cassel, Paul Crauchet.
Sinopse - Philippe Gerbier, membro da resistência gaulesa durante a ocupação nazista, é levado em outubro de 1942 para um campo francês e transferido para o quartel-general da Gestapo, em Paris. Ao fugir para Marselha, procura por seu traidor.
Curiosidades - Baseado no romance de Joseph Kessel.
Comentário - Melville e o roteirista Joseph Kessel participaram da resistência francesa e com essa experiência, souberam retratar divinamente os dramas que as pessoas comuns viveram durante a ocupação nazista. A tensão é constante com reviravoltas o que da ao drama um clima de suspense. Com excelente elenco e cenas memoráveis, com destaque para a cena inicial onde os alemães marcham na Champs-Elysées enquanto Gerbier salta de para-quedas em plena noite.
Nota - 8,5
Simone Signoret
Em seus 36 anos como estrela, especializou-se em interpretar prostitutas, papel que gostava de fazer. Uma das mais belas atrizes francesas na década de 50, Simone Signoret estava fora de forma no final de carreira, mas continuou a fazer papéis importantes e ganhou um prêmio César aos 56 anos por seu desempenho como uma ex-prostituta em "Madame Rosa"(77).
Apesar disso, afirmava ser uma "atriz preguiçosa" e preferia cuidar de seu marido, o ator Yves Montand. Filha de um judeu francês que fugiu para a Grã-Bretanha, sustentou dois irmãos em Paris atuando como figurante em filmes. Tornou-se estrela fazendo uma prostituta de porto em "Dedèe d´Anvers"(48). Confirmou sua fama e alcançou sucesso no mundo todo em "Conflito de Amor"(50), de Max Ophuls. Floresceu em filmes como "Amores de Apache"(52), "Therese Raquin"(53), "As Diabólicas"(55) de Henri-Georges Clouzot e "A Morte Neste Jardim"(56) de Luis Buñuel. Recebeu um Oscar como a agente rejeitada por Laurence Harvey em "Almas em Leilão"(59).
Atuou também nos filmes: "Ádua e Suas Companheiras"(60), "Barrabás"(61), "A Nau dos Insensatos"(65), "Chamada Para um Morto"(66), "O Exército das Sombras"(69), "Paris Está em Chamas"(66), "O Terceiro Tiro"(67), "A Confissão"(70) e "A Viúva"(71).
Comentários
Postar um comentário