O Deserto dos Tártaros - Valerio Zurlini
O Deserto dos Tártaros - Valerio Zurlini
Postado em 20/1/2014
Il Deserto dei Tartari - Itália/França/Alemanha/Irã - 1976
Direção - Valerio Zurlini
Roteiro - Dino Buzzati (romance), André G. Brunelin (roteiro e história), Jean-Louis Bertuccelli (história), Valerio Zurlini (diálogo).
Gênero - drama - guerra
Duração - 140 minutos
Elenco - Vittorio Gassman, Giuliano Gemma, Helmut Griem, Philippe Noiret, Jacques Perrin, Francisco Rabal, Fernando Rey, Jean-Louis Trintignant, Max von Sydow.
Sinopse - O jovem Tenente Drogo vai partir para a sua primeira missão. Destino: o forte Bastiano, no deserto, na mais longínqua fronteira do império. Objectivo: impedir uma incursão dos temíveis Tártaros vindos do deserto. Alguns oficiais aguardam atentos a sua vinda, outros não acreditam nela, outros ainda aproveitam esta missão para subirem na carreira. Todos esperam e planejam um momento que pode nunca acontecer na vasta solidão do deserto. O que é certo é que nunca ninguém avistou os terríveis tártaros.
Curiosidades - "O Deserto dos Tártaros" é baseado no romance de Dino Buzzati, que também ganhou uma versão para o teatro.
- O personagem Drogo, interpretado por Jacques Perrin, inspirou o cantor belga Jacques Brel a criar a canção Zangra.
Comentário - Sempre retratando de maneira soberba a melancolia e as reflexões existenciais, Zurlini desta vez criou um filme onde a inquietação e a expectativa são os torturadores sentimentais. Com uma bela fotografia em uma paisagem monocromática e excelentes atuações de grandes atores do cinema europeu, poucas vezes se viu um elenco com tantos astros deste porte.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário