O Delator - John Ford + Victor McLaglen
O Delator - John Ford
Postado em 12/5/2013
The Informer - EUA - 1935
Direção - John Ford
Roteiro - Liam O´Flaherty (argumento), Dudley Nichols (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 91 minutos
Elenco - Victor McLaglen, Heather Angel, Preston Foster, Margot Grahame, Wallace Ford, Una O'Connor.
SInopse - Em Dublin, durante a rebelião de Sinn Fein, Gypo tenta entrar para o IRA, mas é recusado por acharem que ele não estava envolvido com a causa. O melhor amigo de Gypo, Frankie McPhillip, é um fugitivo e sua cabeça está valendo ouro. Tentando se arranjar na vida com a namorada Katie Madden, Gypo delata onde Frankie está, ganhando, com isso, uma polpuda recompensa. Quando Frankie é morto, a consciência de Gypo fica cada vez mais pesada.
Curiosidades - Oscar de melhor ator, trilha sonora, diretor e roteiro adaptado.
- O diretor permitiu que o ator McLaglen fizesse improvisações durante a cena do julgamento que foi tida como soberba pelos especialistas.
Comentário - Tecnicamente muito bem realizado, com uma soberba fotografia e iluminação, bela trilha-sonora e inteligente roteiro, "O Delator" trata sobre a crise de consciência e os conflitos de um cidadão que delatou seu amigo. Mas na verdade, o ponto alto do filme é a excelente atuação em um raro protagonismo de Victor McLaglen.
Nota - 7,5
Victor McLaglen
Filho de um pastor inglês, era forte como um touro e seus papéis com John Ford exploravam bem essa característica. Tinha sido boxeador, garimpeiro e ajudante no teatro na Austrália antes de fazer diversos filmes ingleses, tais como "The Call of the Road"(20). Nos EUA, ele e Edmundo Lowe criaram os divertidos soldados Flagg e Quirt em "What Price Glory?"(26).
Ford recuperou sua sorte com "A Patrulha Perdida"(34) e "O Delator"(35), pelos qual ganhou um Oscar. Nunca chegou ao topo novamente, embora Ford tenha tentado ajudá-lo em filmes como "Legião Invencível"(49). Nessa época, imortalizou-se como o irlandês caricato que troca socos com John Wayne em "Depois do Vendaval"(52).
Atuou em mais de 100 filmes, onde se destacam: "Os Amores de Carmen"(27), "Justiça do Amor"(28), "MInha Mãe"(28), "O Mundo as Avessas"(29), "A Dama do Porto"(34), "Sob Duas Bandeiras"(36), "A Queridinha do Vovô"(37), "A Força do Coração"(37), "Gunga Din"(39), "Sangue de Herói"(48), "Rio Grande"(50), "Principe Valente"(54), "A Volta ao Mundo em 80 Dias"(56) e "Rapto Macabro"(57).
Depois de estrelar "Rapto Macabro" (57), dirigido pelo filho Andrew V. McLaglen, retornou à Inglaterra para encerrar a carreira com o filme "Porto de Fúrias" (58). Faleceu no ano seguinte de ataque cardíaco.
Comentários
Postar um comentário