O Circo - Charles Chaplin
O Circo - Charles Chaplin
Postado em 16/6/2013
The Circus - EUA - 1928
Direção - Charles Chaplin
Roteiro - Charles Chaplin
Gênero - comédia - romance
Duração - 71 minutos
Elenco - Al Ernest Garcia, Charles Chaplin, Henry Bergman, Steve Murphy.
Sinopse - Um batedor de carteiras está agindo em meio a multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso do vagabundo, sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O vagabundo foge, tanto do batedor quanto da polícia, e acaba entrando sem querer no picadeiro de um circo local. Suas trapalhadas fazem enorme sucesso junto ao público, sem que ele perceba. O dono do circo resolve então contratá-lo e fazer dele sua atração principal.
Curiosidades - É o último filme totalmente mudo feito por Charles Chaplin. Ele ainda faria "Luzes da Cidade" (31) e "Tempos Modernos" (36), mas ambos possuíam música sincronizada na trilha sonora e efeitos sonoros.
- Chaplin praticou como andar na corda bamba por semanas, antes do início das filmagens. Ele realmente gravou a cena a 12 metros de altura, mas o negativo onde estava gravada foi perdido. Chaplin então rodou-a novamente mas, segundo o próprio, a cena não ficou tão boa quanto a original.
- Durante as filmagens Chaplin teve uma crise nervosa, devido a problemas pessoais que passava e também pelo fato de seu estúdio ter sido destruído por um incêndio.
- Inicialmente Charles Chaplin seria indicado ao Oscar de melhor ator, por "O Circo". Entretanto, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas resolveu retirar esta indicação e lhe dar um Oscar honorário, em reconhecimento ao seu trabalho como produtor, diretor, ator e roteirista no filme.
- Foi relançado nos cinemas americanos em 1969. Esta versão teve uma música cantada por Charles Chaplin, que na época tinha 80 anos.
- Em 2010, foi lançado um disco de DVD extra no filme, com cenas que não foram ao ar na época. Uma dessas cenas fez muito sucesso, pois consiste em uma "mulher" com um sobretudo "segurando" algo no ouvido e conversando sozinha. Nesse mesmo ano, o diretor independente George Clarke publicou um vídeo na internet sobre o fato. O vídeo já teve mais de 3 milhões de visualizações e o público acredita ser um viajante do futuro, falando ao celular. Outra teoria não comprovada é de que seja um aparelho auditivo em formato de funil, usado no fim do século XIX e início dos século XX, mas muitos questionaram o fato dela estar falando sozinha, pois se estivesse usando tal aparelho não teria por quê falar.
Comentário - Como sempre, Chaplin nos faz rir e chorar em "O Circo". Um dos seus filmes mais engraçados, com cenas hilárias e inesquecíveis, mas que também é comovente, principalmente nos momentos em que o apaixonado Carlitos se dedica a agradar a mulher amada. A quimica da dupla cômica Charles Chaplin - Henry Bergman é outra garantia de risadas.
Nota - 9,5
Comentários
Postar um comentário