O Céu de Suely - Karim Ainouz + Biografia

O Céu de Suely - Karim Ainouz 


Postado em 2/8/2013 




O Céu de Suely  -  Brasil/Alemanha/França  -  2006

Direção - Karim Ainouz

Roteiro - Karim Ainouz, Felipe Bragança e Mauricio Zacharias.

Gênero - drama

Duração - 90 minutos

Elenco - Hermila Guedes, Georgina Castro, Maria Menezes, João Miguel, Marcélia Cartaxo, Flávio Bauraqui.

Sinopse - Hermila, tem 21 anos, nasceu e foi criada na pequena cidade de Iguatu, no Ceará. Grávida, tenta a vida em São Paulo com o namorado. Meses depois, não conseguindo emprego,volta à cidade natal. Aguarda por um mês o retorno do namorado, pai da criança, que some, sem deixar pistas. Ao perceber que foi abandonada, resolve mais uma vez fugir daquele lugar, desta vez, para o Rio Grande do Sul, onde talvez existam condições melhores. Sem dinheiro para a viagem, ela adota o pseudônimo de Suely, e resolve rifar o próprio corpo entre os homens da cidade. O vencedor terá o que ela define "Uma Noite no Paraíso". Sua atitude gera muita polêmica entre o povo local, e principalmente entre sua família. Enquanto o prêmio da rifa não sai, ela ainda tem que terminar uma questão mal-resolvida com um ex-namorado de adolescência.

Curiosidades  - Inicialmente o título do filme seria "Rifa-me". O título definitivo veio primeiro em sua tradução para o inglês, "Suely in the Sky", inspirado pela música "Lucy in the Sky with Diamonds".
                     - Iguatu é uma cidade de 92 mil habitantes, localizada no sertão central do Ceará, que fica a 380 kms de Fortaleza e 650 kms de Recife.
                     - Durante as filmagens as atrizes Hermila Guedes, Maria Menezes e Zezita Matos viveram na mesma casa, como forma de incentivar a interação entre elas.
                     - Melhor atriz nos Festivais de Bratislava e Havana.
                     - Melhor filme e diretor nos Festivais do Rio de Janeiro, Tessalonica e Havana.

Comentário - Um interessante e realista drama que discute temas como ética e caráter. Com um grande trabalho do elenco, que revelou a excelente atriz Hermila Guedes, Ainouz realizou uma direção bastante sensivel e pessoal. Uma bela e humana história, que faz de "O Céu de Suely" um dos grandes filmes pós-retomada do cinema brasileiro.

Nota - 8


                             




Karim Ainouz




Karim Aïnouz - Fortaleza, 17 de janeiro de 1966.

 Formou-se em arquitetura pela Universidade de Brasília e fez mestrado em Teoria do Cinema na Universidade de Nova York,especializando-se em teoria cultural pelo programa de estudos independentes do Whitney Museum of American Art.
No período em que morou nos Estados Unidos, Aïnouz trabalhou como assistente de montagem e direção em vários longas. Ganhou uma bolsa do New York State Council on the Arts e do Jerome Foundation for the Arts, e foi também convidado como artista residente pelo centro de mídias do New York Film Video Arts e pelo Banff Centre for the Arts (Canadá). Em 2004, recebeu a prestigiosa bolsa Berliner Künstler Program do DAAD – German Academic Exchange Service.
Seus curtas-metragens foram considerados inovadores, sendo exibidos em mais de 50 festivais no Brasil e no exterior.Seu primeiro longa-metragem, "Madame Satã", foi selecionado para a mostra Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes em 2002 e recebeu mais de 40 prêmios em festivais nacionais e internacionais além de ter sido distribuído comercialmente em mais de 20 países. "O Céu de Suely", seu segundo longa-metragem, foi selecionado para a Mostra Orizzonti no Festival de Veneza de 2006 e recebeu os prêmios de Melhor Filme, Direção e Atriz no Festival Internacional do Rio de Janeiro dentre outros 30 prêmios internacionais.
Em 2009, realizou em parceria com Marcelo Gomes o longa-metragem "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", selecionado para a mostra Orizzonti no Festival de Veneza. O filme recebeu, entre outros, o Prêmio Grand Coral, no Festival de Havana, Melhor Filme no Festival du Cinèma Brésilien de Paris e Melhor Direção e Fotografia no Festival Internacional do Rio de Janeiro. O filme foi apresentado em mais de 40 festivais internacionalmente
"O Abismo Prateado" , estreou na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes 2011 e recebeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. Em 2014, lançou "Praia do Futuro" e em 2019, "A Vida Invisível", representante do Brasil na disputa pelo Oscar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks