O Beijo da Mulher Aranha - Hector Babenco
O Beijo da Mulher Aranha - Hector Babenco
Postado em 30/3/2013
Kiss of the Spider Woman - Brasil/EUA - 1985
Direção - Hector Babenco
Roteiro - Manuel Puig e Leonard Schrader.
Gênero - drama
Duração - 120 minutos
Elenco - William Hurt, Raul Julia, Sonia Braga, José Lewgoy, Milton Gonçalves, Míriam Pires, Nuno Leal Maia, Fernando Torres, Nildo Parente, Wilson Grey.
Sinopse - Molina divide, numa prisão sul-americana, sua cela com Valentin, condenado por motivos políticos. Apesar das diferenças entre eles, a amizade torna-se profunda com o passar do tempo. Molina é homossexual e não se interessa pelo engajamento político de Valentin e passa o tempo contando filmes a que assistiu, como um longa nazista onde a heroína Leni Lamaison, uma cantora francesa e apaixonada por um general alemão é aprisionada pela Resistência. E um outro, no qual uma mulher-aranha recolhe e cuida de um náufrago numa ilha deserta. Os delírios cinematográficos de um e os sofrimentos físicos do outro vão, pouco a pouco, aproximando-os.
Curiosidades - Baseado no livro de Manuel Puig.
- Sônia Braga não falava inglês na época da produção. Logo, teve de decorar a partir do som das palavras.
- William Hurt e Raul Julia nada receberam pelo trabalho, a não ser pelos pagamentos de suas viagens e estadia no Brasil.
- Foi o primeiro filme independente a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.
- Oscar de Melhor Ator (William Hurt) e foi indicado aos de Direção, Melhor Filme e Roteiro Adaptado.
- Prêmio de Melhor Ator (William Hurt) e foi indicado à Pala de Ouro, no Festival de Cinema de Cannes.
- Em seu discurso de agradecimento no Oscar de 1986, William Hurt, vencedor na categoria Melhor Ator Principal, utilizou a palavra "saudade" para descrever o que sentia em relação ao Brasil. O termo peculiar à lingua portuguesa não tem tradução em outras línguas.
- O ator Burt Lancaster, que recebeu um agradecimento especial ao término dos créditos finais, foi quem iniciou o projeto de "O Beijo da Mulher-Aranha", quando ainda tinha o nome "Molina" como título provisório.
Comentário - Com excelentes atuações, sobretudo de William Hurt, "O Beijo da Mulher-Aranha" é um sensível e corajoso retrato das questões psicológicas e sociais de um presídio, além de mostrar de maneira inovadora para a época, o homossexualismo, a ponto de William Hurt ser o primeiro ganhador do Oscar que interpreta um personagem homossexual. Um filme humano e reflexivo.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário