Movimento em Falso - Wim Wenders
Movimento em Falso - Wim Wenders
Postado em 16/10/2013
Falsche Bewegung - Alemanha - 1975
Direção - Wim Wenders
Roteiro - Johann Wolfgang Goethe (romance), Peter Handke (escritor).
Gênero - drama
Duração - 103 minutos
Elenco - Rüdiger Vogler, Hanna Schygulla, Marianne Hoppe, Nastassja Kinski, Hans Christian Blech.
Sinopse - A mãe está velha e cansada de seu filho Wilhelm, um aspirante a escritor que "não gosta de pessoas" e fica em seu quarto o tempo todo, e o manda embora dando-lhe algum dinheiro. Durante a viagem de trem pela Alemanha Ocidental, o jovem faz amizade com uma menina muda e seu velho tio, artistas de rua itinerantes que viajavam sem dinheiro e os ajuda com as despesas. Na estação de Hamburgo ele admira uma mulher que avista na janela de outra composição e ela acha que é um flerte e se encontra com ele em Bonn para um romance, mas ele continua acompanhado da dupla do trem. Pouco depois, o jovem poeta austríaco Bernhard começa a seguir o grupo pelas ruas, pois quer ler seus textos para Wilhelm. Bernhard leva a todos para o que seria a casa de um tio próxima as colinas perto do Rio Reno, mas se engana e entram na residência de um industrial solitário que está prestes a se suicidar.
Curiosidades - O roteiro adapta livremente uma obra de Goethe chamada "Wilhelm Meister LehrJahre".
- Primeiro trabalho em cinema de Nastassja Kinski, futura estrela do diretor em seu premiado filme "Paris, Texas", ela tinha 13 anos de idade.
- É a segunda parte da trilogia dos "filmes de estrada" do diretor. Os outros são "Alice Nas Cidades" (74) e "No Decurso do Tempo"(76).
Comentário - Wenders é cultuado por suas duas obras-primas "Paris, Texas" e "Asas do Desejo", mas os filmes de sua trilogia dos filmes de estrada também merecem reconhecimento. Filmado com uma estética primorosa, o filme mostra o protagonista em busca de uma nova vida, e seu consequente auto-conhecimento. Rudiger Vogler realiza uma atuação primorosa enquanto a jovem Nastassja tem uma presença marcante. Um filme sensível e humano, marca dos grandes filmes de Wenders.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário