Minha Terra, África - Claire Denis + Biografia

Minha Terra, África - Claire Denis 


Postado em 20/5/2013 




White Material  -  França/Camarões  -  2009

Direção - Claire Denis

Roteiro - Marie N´Diaye e Claire Denis

Gênero - drama

Duração - 107 minutos

Elenco - Isabelle Huppert, Nicolas Duvauchelle, Isaach De Bankolé, William Nadylam, David Gozlan, Christopher Lambert.

Sinopse - Em um país africano não definido e ameaçado constantemente por rebeliões, vive Maria, mulher branca que se nega a abandonar o local e deixar para trás sua plantação de café. Maria parece não se dar conta do perigo que ela e sua família estão correndo, pois acredita que, sair dali, seria o mesmo que se render. André, ex-marido e pai de seu filho, teme pela vida de Maria e passa a arquitetar um plano de fuga para a França, sem desconfiar que não seria tão simples quanto pensava.

Comentário - Com uma excelente direção, imagens impactantes e mais uma grande atuação de Isabelle Huppert, o filme mostra os conflitos políticos e raciais de um país africano. O país não é identificado, até porque pode ser qualquer um dos vários países do continente que sofre com esses conflitos. O título original "White Material" significa material de branco e mostra os negros tomando posse deste material, assim como os brancos tomaram posse de seu continente.

Nota - 8,5



                                                                                            





Claire Denis



  Claire Denis - Paris, França - 21 de abril de 1948.

Nascida em Paris, mas criada na África colonial, aonde seu pai era um oficial Francês, Claire Denis e sua família mudavam-se a cada dois anos, devido a intensa curiosidade de seu pai por geografia.
Denis primeiramente estudou economia, mas logo largou o curso, indo para a IDHEC, escola de cinema francesa, encorajada por seu marido. Depois de formada, Claire Denis foi assistente de diretores como: Jacques Rivette, Costa-Gavras, Jim Jarmusch, e Wim Wenders
O cinema de Claire Denis geralmente busca uma intimidade quase sobrenatural em seus planos e montagem. Famosa por sua mise-en-scène vigorosa, o trabalho de Denis vem se tornando um dos mais importantes no que tange o cinema contemporâneo mundial.
Filmografia: "Chocolate"(88), "Dane-se a Morte"(90), "Noites sem Dormir"(94), "Nennete e Boni"(96), "Bom Trabalho"(99), "Desejo e Obsessão"(01), "Sexta-feira à Noite"(02), "Dez Minutos Mais Velho: O Selo"(02), "O Intruso"(04), "35 Doses de Rum"(08), "Minha Terra, África"(09), "Bastardos"(13), "Deixe a Luz do Sol Entrar"(17) e "High Life"(18).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks