Minha Bela Dama - George Cukor

Minha Bela Dama - George Cukor


Postado em 1/5/2013 

                               


My Fair Lady  -  EUA  -  1964

Direção - George Cukor

Roteiro - George Bernard Shaw e Alan Jay Lerner.

Gênero - comédia - musical

Duração - 170 minutos

Elenco - Audrey Hepburn, Rex Harrison, Stanley Holloway, Wilfrid Hyde-White, Gladys Cooper.

Sinopse -  Em uma noite chuvosa, Eliza Doolittle, uma pobre vendedora de flores londrina, conhece Henry Higgins, um arrogante aristocrata especialista em linguística. Horrorizado com a pouca educação da moça, Henry faz uma aposta com um amigo que em seis meses pode transformar Eliza em uma dama. Eliza também aceita o desafio, passa a tomar aulas com Henry e logo está freqüentando a alta sociedade. Mas, arrogante, Henry não reconhece que a transformação também se deve aos esforços e talentos da moça.

Curiosidades  - Conquistou os Oscars de Melhor Ator (Rex Harrison), Direção de Arte, Fotografia, Figurino, Direção, Trilha Sonora, Melhor Filme, som e foi indicado aos de Ator Coadjuvante (Stanley Holloway), Atriz Coadjuvante (Gladys Cooper), Edição e Roteiro Adaptado.
                     - Globos de Ouro de Melhor Filme (Musical/ Comédia), Melhor Ator - Musical/ Comédia (Rex Harrison) e foi indicado aos de Melhor Atriz - Musical/ Comédia (Audrey Hepburn) e Ator Coadjuvante (Stanley Holloway).
                     - A personagem Eliza Doolittle chegou a ser oferecida à atriz Julie Andrews, mas o produtor Jack Warner recusou-se a contratá-la por ela ter se recusado a fazer um teste de cena para o filme.
                     - Rex Harrison queria que Julie Andrews fosse sua parceira em "Minha Bela Dama", já que havia estrelado com ela a peça na Broadway.
                     - Inicialmente seria James Cagney quem interpretaria o personagem Alfred Doolittle em
"Minha Bela Dama". Cagney desistiu do projeto de última hora, fazendo com que o produtor Jack Warner contratasse em seu lugar Stanley Holloway, que interpretava o mesmo papel na Broadway.
                      - Audrey Hepburn foi dublada nas cenas em que cantava por Marni Nixon, apesar de ter se preparado durante semanas para sua personagem.
                      - Este filme ocupa a 8ª colocação na Lista dos 25 maiores Musicais Americanos de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.
                      - Um episódio do seriado mexicano "Chapolin" foi inspirado nesse filme, onde o Chapolin Colorado conta a estória da vendedora de flores.

Comentário - Junta-se o carisma de Audrey Hepburn com fotografia, direção de arte e figurinos de excelência e mais canções inesquecíveis e temos um dos melhores musicais de Hollywood. O filme peca por ser mais longo que o necessário, mas mesmo assim é bastante agradável de se assistir.

Nota - 8



                                                                                        




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks