Mais Forte que a Vingança - Sydney Pollack
Mais Forte que a Vingança - Sydney Pollack
Postado em 27/11/2013
Jeremiah Johnson - EUA - 1972
Direção - Sydney Pollack
Roteiro - Vardis Fisher (romance 'mountain man'), Raymond W. Thorp e Robert Bunker (história 'crow killer'), John Milius e Edward Anhalt (roteiro).
Gênero - faroeste - drama
Duração - 108 minutos
Elenco - Robert Redford, Will Geer, Paul Benedict, Jack Colvin.
Sinopse - Jeremiah Johnson é um ex-soldado do exército americano que se sente desiludido com a humanidade. Decidido a mudar de vida e se afastar da civilização, ele vai para as montanhas do oeste. Quando chega o rigoroso inverno, ele quase morre na neve mas é salvo por um homem que vai ensiná-lo os truques de se viver naquela região. Ele também cria laços com os índios Crow, mas em um determinado momento é obrigado a voltar para o exército e terá que lutar contra a tribo.
Curiosidades - Baseado na história real de John Johnston, apelidado de "Matador de índios" e também de "Comedor de fígado" por causa da sua inclinação a gostar de comer o fígado dos índios da tribo Crow que ele já tinha matado. Muitos Crows mataram sua esposa e ele jurou vingança contra toda a tribo.
- O corpo de John Johnston foi enterrado no Cemitério dos Veteranos de Guerra em Los Angeles. Depois que o filme foi lançado, o corpo de Johnston foi novamente enterrado na cidade de Old Trail Town, em Wyoming. O ator Robert Redford foi quem carregou o caixão na cerimônia a que compareceram 2 mil pessoas.
- De acordo com o livro "Crow Killer", algo como "matador de índios Crow", a Mulher Louca era um personagem real que tinha se estabelecido em Wolf Tail Valley. Depois que sua criança foi morta e seu marido levado para o cativeiro, ela continuou lá. Existe uma lenda popular que diz que o homem das montanhas conhecido por "Hatched Jack" era na verdade o marido da Mulher Louca que havia ficado insano depois que foi mantido em cativeiro e torturado pela tribo Blackfeet.
- Foi durante as filmagens, que Robert Redford descobriu a montanha de Sundance, onde montou seu estúdio de cinema.
Comentário - Diferente dos faroestes tradicionais, "Mais Forte que a Vingança" retrata um homem em busca de um sentido para a vida, após vivenciar os horrores da guerra. Apesar do infeliz título brasileiro, o filme é muito mais reflexivo do que um faroeste recheado de tiroteios e cenas de ação. A bela fotografia destacando as locações da montanha de Sundance é um espetáculo à parte, e a presença marcante de Redford dá ao filme ainda mais credibilidade quanto ao seu teor reflexivo.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário