Madame Satã - Karim Ainouz
Madame Satã - Karim Ainouz
Postado em 12/10/2013
Madame Satã - Brasil/França - 2002
Direção - Karim Ainouz
Roteiro - Karim Ainouz, Marcelo Gomes, Sérgio Machado, Mauricio Zacharias.
Gênero - drama
Duração - 100 minutos
Elenco - Lázaro Ramos, Marcelia Cartaxo, Flavio Bauraqui, Emiliano Queiroz, Gero Camilo, Renata Sorrah.
Sinopse - Rio de Janeiro, 1932. No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco, artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita, prostituta e sua "esposa"; Firmina, a filha de Laurita; Tabu, seu cúmplice; Renatinho, sem amante e também traidor; e ainda Amador, dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme "Madame Satã" (1932), dirigido por Cecil B. deMille, que João Francisco viu e adorou.
Curiosidades - Foi exibido na Mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes.
- "Madame Satã" foi inteiramente rodado em locações na Lapa e arredores.
- Vencedor nas categorias de Melhor Ator (Lázaro Ramos), Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, no Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro.
Comentário - Um retrato real e pesado do marginal conhecido como Madame Satã, que viveu no Rio de Janeiro nos anos 30. Com uma direção segura e interpretações primorosas, com destaque para o protagonista Lázaro Ramos e para o veterano Emiliano Queiroz. Outro destaque do filme, é a magnífica fotografia de Walter Carvalho com tons escuros que realçam a decadência do boêmio bairro da Lapa.
Nota - 7,5
Comentários
Postar um comentário