Madame Bovary - Claude Chabrol
Madame Bovary - Claude Chabrol
Postado em 29/6/2013
Madame Bovary - França - 1991
Direção - Claude Chabrol
Roteiro - Gustave Flaubert (romance), Claudio Chabrol (roteiro).
Gênero - drama - romance
Duração - 141 minutos
Elenco - Isabelle Huppert, Jean-François Balmer, Christophe Malavoy.
Sinopse - França, século XIX. Emma é uma jovem camponesa que aspira coisas melhores na vida. Ela então se casa com um rico médico, Charles Bovary, que conheceu quando ele foi cuidar de seu pai quando este quebrou a perna, apenas para obter ascensão social. Charles, além de ser mais velho, é bem metódico. À medida que cresce a intimidade de suas vidas um crescente desapego distancia Emma do marido, pois as conversas dele eram planas como o chão e isto a entedia. Sentindo um claro desprezo por seu marido, Emma passa a ter amantes e fazer grandes gastos.
Curiosidades - Indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.
- Indicado ao Oscar de melhor figurino.
- Melhor atriz no Festival de Moscou.
- Este é o terceiro de sete filmes em que o diretor Claude Chabrol e a atriz Isabelle Huppert trabalham juntos. Os demais foram "Violette" (78), "Um Assunto de Mulheres" (88), "Mulheres Diabólicas" (95), "Negócios a Parte" (97), "A Teia de Chocolate" (00) e "A Comédia do Poder" (06).
- Filmado anteriormente como "Madame Bovary" (34), dirigido por Jean Renoir e "A Sedutora Madame Bovary" (49), dirigido por Vincente Minelli.
- Filmado posteriormente como "Madame Bovary"(00), dirigido por Tim Fywell.
Comentário - Chabrol realizou uma adaptação mais livre do romance homônimo, o que gerou um filme mais autoral, sem o sentimentalismo do cinema americano e retratado de maneira mais cruel e crítico, com um ritmo que cresce gradualmente até chegar no ápice final. A direção de arte é impecável ao retratar a época em que o romance se passa, e a atuação de Huppert é mais uma vez brilhante, mostrando que ela é uma das melhores atrizes contemporâneas.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário