Levada da Breca - Howard Hawks
Levada da Breca - Howard Hawks
Postado em 28/5/2013
Bringing Up Baby - EUA - 1938
Direção - Howard Hawks
Roteiro - Hagar Wilde (estória), Dudley Nichols (roteiro).
Gênero - comédia - romance
Duração - 102 minutos
Elenco - Cary Grant, Katharine Hepburn, Charles Ruggles, Walter Catlett.
Sinopse - David Huxley, um paleontólogo com casamento marcado, vai jogar golfe com o objetivo de agradar seu oponente e facilitar a doação de 1 milhão de dólares para o museu onde trabalha. Até que conhece Susan Vance, uma rica herdeira acostumada a ter tudo o que quer, mas completamente inconseqüente. Susan decide se casar com David, mas para mantê-lo ao seu lado ela utiliza todos os recursos possíveis, transformando a vida do pacato homem em uma sucessão interminável de problemas.
Curiosidades - Este é o 1º de 5 filmes em que o diretor Howard Hawks e o ator Cary Grant trabalharam juntos. Os demais foram "Paraíso Infernal" (39),"Jejum de Amor"(40), "A Noiva Era Ele"(49) e "O Inventor da Mocidade" (52).
- A performance de "Levada da Breca" nas bilheterias americanas foi tão ruim que o diretor Howard Hawks foi demitido de seu projeto seguinte dentro da RKO e a atriz Katharine Hepburn foi obrigada a rescindir seu contrato com a empresa.
- O "Baby" mencionado no título do filme refere-se ao nome de uma onça originária do Brasil, domesticada, que no roteiro original foi chamada de leopardo.
Comentário - Uma comédia à frente do seu tempo, "Levada da Breca" influenciou e estabeleceu padrões para as futuras comédias. Com diálogos espirituosos, gags e um ritmo alucinante onde as piadas se sucedem, é uma comédia escrachada e insana. Hepburn e Grant mostram empatia e Howard Hawks mostra que, além de ter sido um dos mestres na direção de faroestes, também fazia comédias de alto nível.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário