Haxan - A Feitiçaria Através dos Tempos - Benjamin Christensen

Haxan - A Feitiçaria Através dos Tempos - Benjamin Christensen


Postado em 18/5/2013



Häxan  -  Dinamarca/Suécia  -  1922

Direção - Benjamin Christensen

Roteiro - Benjamin Christensen

Gênero - documentário - terror

Duração - 87 minutos

Elenco - Maren Pedersen, Clara Pontoppidan, Benjamin Christensen, Elith Pio, Oscar Stribolt, Tora Teje.

Sinopse - Explora as origens da feitiçaria e do satanismo através dos séculos, desde a antiguidade até os tempos modernos. Mistura imagens reais com encenações ao longo de sete capítulos. Mostra a intolerância da Igreja Católica frente aos mitos mágicos, e como ela "resolvia" esses problemas. No final, há a comparação entre o comportamento histérico das mulheres contemporâneas (1921) com o das bruxas da Idade Média, e a conclusão é que ele é bem parecido.

Curiosidades  - O diretor Benjamin Christensen originalmente planejou escrever o roteiro com a ajuda de historiadores experientes, mas seus planos mudaram ao saber que os profissionais que tinha em mente para esse projeto eram contra o filme.
                     - Para fazerem a cena em que as bruxas estão voando em cima de telhados da cidade, Benjamin Christensen e seu cameraman Johan Ankerstjerne fotografaram uma cidade miniatura (cada casa tinha aproximadamente 2 metros de altura) em uma enorme maquete, que foi toda feita manualmente e precisou de 20 homens para deixá-la pronta. Depois, diversos atores caracterizados e em cima de vassouras foram fotografados contra um fundo preto. Para fazer as vestes voarem com o vento, foi necessário um motor de avião. Um total de 75 bruxas foram fotografadas, cada uma individualmente, e depois uma impressora ótica especial foi construída por Johan para colocar as bruxas juntas.
                     - Apesar da maior parte das cenas do filme terem sido filmadas em estúdios fechados (isso porque Benjamin acreditava que os atores se sairiam melhores se fossem influenciados por uma atmosfera mais escura, sombria), o filme também contou com cenas externas. A maior parte dessas cenas foram filmadas à noite, o que era algo impensável para a época.
                     - O diretor Christensen interpreta o diabo e aparece de relance como Cristo, além de aparecer no início, apresentando o filme.

Comentário - Um filme bastante inovador e polêmico para a época, é uma mistura de documentário e ficção. Considerado o precursor dos filmes de possessão demoníaca, o filme mostra as origens do satanismo e da feitiçaria desde a Pérsia antiga até os dias do lançamento do filme. Utilizando maquetes, reconstituições de época, iluminação chiaroscuro e uso de objetos cênicos, Christensen criou uma atmosfera envolvente e assustadora com cenas chocantes como a em que uma mulher da à luz dois enormes demônios ou a da procissão de demônios de todas as formas e tamanhos.

Nota - 8,5



                                                                                           




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks