Gertrud - Carl Theodor Dreyer
Gertrud - Carl Theodor Dreyer
Postado em 23/12/2013
Gertrud - Dinamarca - 1964
Direção - Carl Theodor Dreyer
Roteiro - Carl Theodor Dreyer, (roteiro), Hjalmar Söderberg (peça).
Gênero - drama
Duração - 119 minutos
Elenco - Nina Pens Rode, Bendt Rothe, Ebbe Rode, Baard Owe.
Sinopse - No mundo elegante de artistas e músicos, Gertrud é uma mulher idealista que só aceita o amor incondicional, sincero e exigente. Por isso mesmo, ela rejeita os três homens que a amam: seu marido, um poeta e um jovem músico. Acaba por escolher a vida celibatária em Paris, onde toda sua dedicação não vai à homem algum, e sim ao aperfeiçoamento da mente.
Curiosidades - Apesar de durar 2 horas, o filme tem menos que 90 planos. Além disso, conta com poucos cenários e apenas uma cena externa. Essa pode ter sido uma das razões que causaram a hostilidade com a qual o filme foi recebido na sua estreia em Paris.
Comentário - Após 9 anos sem filmar, Dreyer realizou mais uma grande obra. "Gertrud" fala sobra a solidão, o amor não correspondido e a traição, Usando a câmera com maestria, aproximando-a dos atores para mostrar suas expressões nos momentos cruciais do filme. Dreyer sempre nos faz refletir sobre o existencialismo da maneira mais bela possível, Dreyer é um dos maiores cineastas da história.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário