Gente Como a Gente - Robert Redford
Gente Como a Gente - Robert Redford
Postado em 18/5/2013
Ordinary People - EUA - 1980
Direção - Robert Redford
Roteiro - Judith Guest e Alvin Sargent.
Gênero - drama
Duração - 124 minutos
Elenco - Donald Sutherland, Mary Tyler Moore, Judd Hirsch, Timothy Hutton, M. Emmet, Elizabeth McGovern.
Sinopse - Em Chicago, os membros de uma família de classe média alta tentam se recompor após a morte por afogamento do filho mais velho. O filho adolescente (Hutton) é o mais abalado. Ele se sente culpado pelo ocorrido, tenta o suicídio e passa a fazer terapia intensivamente, mas ainda assim não consegue superar o acontecido. Fria e distante, a mãe só se preocupa em manter a aparência feliz da família. O pai tenta dar apoio aos dois e manter a família unida, mas seu casamento passa por uma crise.
Curiosidades - Globos de Ouro de Direção, Filme de Drama, Ator Coadjuvante (Timothy Hutton), Atriz em Filme de Drama (Mary Tyler Moore), Nova Estrela Masculina em Filme (Timothy Hutton).
- Oscars de Ator Coadjuvante (Timothy Hutton), Direção, Melhor Filme, Roteiro Adaptado.
- Robert Redford decidiu fazer o filme porque a história da família lembrou a dele na forma como se conversava sobre problemas e questões.
- Foi o primeiro filme dos atores Elizabeth McGovern e Timothy Hutton.
- A cena final na sala de jantar foi originalmente rodada com Donald Sutherland e Mary Tyler Moore presentes no set de filmagens. Porém, durante a edição do filme, Sutherland achou que fizera o personagem Calvin chorar demais, atrapalhando a cena. Com isso, ele e Redford refizeram a cena, recriando parcialmente o cenário. Como Moore não podia retornar aos sets, o diretor leu as falas dela para auxiliar Sutherland na marcação de cena. Posteriormente, foi feita a montagem entre as cenas antigas e novas para parecer que Sutherland e Moore estivessem juntos naquele momento.
"Fomos ao funeral de nosso filho e você estava preocupada com que sapatos eu estava usando."
Comentário - Com excelentes atuações e um ótimo roteiro, o filme mostra os dramas vividos por uma família e os conflitos individuais de cada membro. Redford conduziu o filme de maneira sincera e humanista.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário