Filme Demência - Carlos Reichenbach
Filme Demência - Carlos Reichenbach
Postado em 11/2/2014
Filme Demência - Brasil - 1986
Direção - Carlos Reichenbach
Roteiro - Inácio Araújo (roteiro), Carlos Reichenbach (argumento e roteiro).
Gênero - drama
Duração - 92 minutos
Elenco - Ênio Gonçalves, Emílio di Biasi, Imara Reis, Fernando Benini.
Sinopse - Após assistir impotentemente à falência de sua pequena indústria de cigarros, Fausto mergulha no interior de si mesmo. Rompe com sua esposa infiel, rouba o revólver do zelador do prédio onde mora, e sai pela noite de São Paulo em busca de Mira-Celi, seu paraíso imaginário. Em seu trajeto suicida encontra personagens emblemáticos de sua existência obscura : o amigo de infância e desonesto, a amante suburbana, o visionário guru,um ex-colega da faculdade de economia que vende carros de segunda mão, o cunhado salafrário e seu sócio Dr. José Carlos Barata, amante de Doris, e entre outros, e sobretudo, Mefisto, que surge transvestido de várias formas, inclusive como uma simpática velhinha. É a eterna busca do conhecimento que o conduz à descoberta de seu próprio espelho. Uma viajem onde o importante não é chegar, mas viajar ; um movimento circular permanente que leva Fausto à concluir quem nem a alma tem para oferecer à Mefisto.
Curiosidades - Kikito de Ouro de Melhor direção, melhor montagem (Eder Mazzini), melhor ator coadjuvante (Emílio Di Biasi), melhor atriz coadjuvante (Imara Reis) e Prêmio da crítica: Carlos Reichenbach.
Comentário - Carlos Reichenbach adaptando "Fausto" de Goethe, só poderia resultar em um dos melhores filmes brasileiros. Uma reflexão sobre o fracasso, sexo e violência, vividos no lado marginalizado da cidade de São Paulo. Uma aula de roteiro, direção e cinema autoral.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário