Faroeste Caboclo - René Sampaio
Faroeste Caboclo - René Sampaio
Postado em 7/1/2014
Faroeste Caboclo - Brasil - 2013
Direção - René Sampaio
Roteiro - Marcos Bernstein (roteiro), Renato Russo (estória).
Gênero - romance - policial
Duração - 105 minutos
Elenco - Fabrício Boliveira, Ísis Valverde, Felipe Abib, Flavio Bauraqui, Antonio Calloni, Marcos Paulo.
Sinopse - João deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo, com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um emprego como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia, filha de um senador, por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias, que coloca tudo a perder.
Curiosidades - Baseado na música "Faroeste Caboclo", de Renato Russo, composta em 1979 e que virou sucesso do grupo Legião Urbana a partir de 1987 com o lançamento do disco Que País é Este. "Faroeste Caboclo" é a segunda canção mais extensa da Legião Urbana, atrás de "Metal Contra As Nuvens".
- Com cerca de 400 comerciais no currículo, o título marca a estreia do publicitário René Sampaio na direção de um longa. Mais conhecida por sua participação nas novelas brasileiras, o filme também marca a e estreia da atriz Isis Valverde no cinema.
- É o último trabalho do ator Marcos Paulo, que faleceu em 11 de novembro de 2012.
- O filme foi gravado em Brasília e no interior de São Paulo. Na divisa com Goías, foi construída uma cidade cenográfica para reproduzir a Ceilândia dos anos 80.
Comentário - Quem vivenciou os anos 80, quando a música "Faroeste Caboclo" era a mais tocada nas rádios, provavelmente imaginou aquela estória virando um filme. E René Sampaio transpôs para as telas de maneira bastante acertada, a saga de João de Santo Cristo. Usando de referências cinematográficas como Sérgio Leone e Tarantino, o filme faz uso de imagens marcantes para mostrar uma classe média degradada simbolizada pelo traficante Jeremias e as dificuldades encontradas pelo negro nordestino João em ser alguém na vida. O até então, desconhecido Fabrício Boliveira mostra um grande talento ao dar vida ao protagonista.
Nota - 7
Comentários
Postar um comentário