E Se Vivêssemos Todos Juntos? - Stéphane Robelin

E Se Vivêssemos Todos Juntos? - Stéphane Robelin


Postado em 4/10/2013




Et si on Vivait Tous Ensemble?  -  França/Alemanha  -  2011

Direção - Stéphane Robelin

Roteiro - Stéphane Robelin

Gênero - comédia - drama

Duração - 96 minutos

Elenco - Jane Fonda, Pierre Richard, Geraldine Chaplin, Claude Rich, Daniel Bruhl.

Sinopse - Annie, Jean, Claude, Albert e Jeanne são melhores amigos há mais de quatro décadas. Enquanto os dois primeiros e os dois últimos são casados, o do meio é um tremendo solteirão convicto, que não se cansa de aproveitar a vida. Quando a saúde deles começa a piorar e o asilo se apresenta como solução para um deles, surge a ideia de todos morarem juntos. Mas a novidade acaba trazendo a reboque algumas antigas experiências, que irão provocar novas consequências na vida de cada um.

Curiosidades  - Neste filme, o diretor Stéphane Robelin trabalhou com alguns dos atores franceses mais respeitados em seu país de origem, como Pierre Richard, Guy Bedos e Claude Rich. Por isso mesmo, ele marcou apenas um pequeno ensaio, com Rich, por causa de uma cena de dança que necessitaria treinamento. Quando Pierre Richard descobriu esse ensaio único, ele foi reclamar ao diretor, dizendo: "Que história é essa? Você faz ensaios com Claude Rich, que é um excelente ator, e eu que vou atuar com Jane Fonda, que serei o marido de Jane Fonda, não tenho direito a um ensaio?". Assim, o diretor marcou ensaios com todo o elenco.
                     - "E se vivêssemos todos juntos?" era, no início, apenas um título provisório. Outros foram considerados, como "Les Vieux" (Os Velhos) e "Jusqu'à la Lune et Partout sur la Terre" (Até a Lua e por toda a Terra), mas como o nome original evocava melhor o espírito dos anos 1970, o diretor Stéphane Robelin decidiu guardá-lo.

Comentário - De maneira divertida e comovente, "E Se Vivêssemos Todos Juntos?" , retrata a velhice e suas consequências. As limitações físicas, a demência senil e a solidão são mostradas de maneira bastante real e bem-humorada. Mas é a sexualidade que se destaca no filme, mostrando que os idosos têm desejos e prazeres como qualquer outra pessoa. O elenco de veteranos é outra prova que entre outras coisas, o talento e o carisma não se perdem com o tempo.

Nota - 7



                                                                                       




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks