E o Vento Levou - Victor Fleming

E o Vento Levou - Victor Fleming


Postado em 26/7/2013 

                             

Gone With the Wind  -  EUA  -  1939

Direção - Victor Fleming

Roteiro - Margaret Mitchell e Sidney Howard.

Gênero - drama - romance

Duração - 238 minutos

Elenco - Vivien Leigh, Clark Gable, Leslie Howard, Olivia de Havilland, Hattie McDaniel, Butterfly McQueen.

Sinopse - Às vésperas da Guerra Civil Americana, a voluntariosa Scarlett O´Hara só pensa em colecionar namorados. Mas, quando perde o homem que ama, Ashley, frustra-se e acaba se envolvendo com Rhett Butler, um charmoso aventureiro disposto a tudo por uma aventura amorosa. A explosão da guerra muda a vida da garota, que perde seus luxos e passa de uma menina mimada a uma mulher forte e decidida. Para levantar a fazenda da família, arrasada pela guerra, Scarlett é capaz de tudo, passando por cima das pessoas que a cercam.

Curiosidades   - Em 1940, conquistou o Prêmio Honorário por uso de cor para aprimorar o ambiente dramático, o Prêmio de Realização Técnica por uso de equipamento coordenado, os Oscars de Melhor Atriz (Vivien Leigh), Atriz Coadjuvante (Hattie McDaniel), Direção de Arte, Fotografia, Direção, Edição, Melhor Filme, Roteiro e foi indicado aos de Melhor Ator (Clark Gable), Atriz Coadjuvante (Olivia de Havilland), Efeitos Especiais, Trilha Sonora e Som.
                      - O primeiro filme colorido a ganhar o Oscar de Melhor Filme.
                      - Hattie McDaniel foi a primeira negra estadunidense a ganhar um Oscar.
                      - O figurino da personagem Scarlett O'Hara - cheio de volume, brilhos e acessórios no começo - vai empobrecendo na medida em que a guerra assola a fazenda Tara, mas sem perder a elegância, graças ao trabalho do figurinista Walter Plunkett.
                      - Margaret Mitchell, autora do livro no qual o filme foi baseado, escreveu o romance entre 1926 e 1929. Sua intenção original era dar a protagonista o nome de Pansy O'Hara.
                       - Apenas um mês após o livro de Mitchell ter sido lançado, o produtor David O. Selznick comprou os direitos de sua adaptação para o cinema por US$ 50 mil, a mais alta quantia já paga até então pela adaptação do primeiro livro de um autor.
                       - Apesar da direção ter sido creditada exclusivamente a Victor Fleming, ele dirigiu apenas 45% do filme, com o restante cabendo a George Cukor, Sam Wood, William Cameron Menzies e Sidney Franklin, todos não-creditados.
                       - Depois por escolha de Clark Gable, o diretor escolhido foi Victor Fleming, que dirigiu aproximadamente 45% do filme. Em meados de abril, esgotado pelos aborrecimentos seguidos com Vivien Leigh (que, a exemplo de Olivia de Havilland, ia ensaiar, em sigilo, na casa de Cukor), e insatisfeito com reclamações, Fleming sofreu um colapso nervoso.
                       - O pioneirismo de William Cameron Menzies é revelado na sequência em que Scarlett caminha entre os corpos de sobreviventes da batalha de Gettysburg. A câmara acompanha a personagem em um impressionante traveling aéreo, conseguido graças à utilização de um guindaste de 43 metros de altura, que rolava por uma rampa de cimento armado.
                       - Cerca de mil extras misturados com outros tantos bonecos de cera, contribuiram para a magnificência da tomada citada acima. O restante são efeitos especiais e transparência desenvolvidos por Jack Cosgrove, Lee Zavits e equipe.
                        - A primeira cena de "E o Vento Levou" a ser filmada foi a do incêndio em Atlanta. Foram rodados 113 minutos e que o que pegou fogo, de verdade, foram cenários de filmes antigos como os da primeira versão de "King Kong". Contudo, o fogo provocado foi tão intenso que vários moradores próximos ao local ligaram para os bombeiros, pensando que o estúdio estivesse pegando fogo.
                        - Hattie McDaniel não pôde comparecer na première do filme em Atlanta porque era negra.
                        - Este é o quarto de cinco filmes em que o diretor Victor Fleming e o ator Clark Gable trabalharam juntos. Os demais foram "Terra de Paixões" (32), "A Irmã Branca" (33), "Piloto de Provas" (38) e "Aventura" (45).
                         - Em 1º de julho de 1939 terminaram as filmagens e David O. Selznick tinha diante de si uma montanha de celulóide revelado (cerca de 60.000 metros de filme), equivalente a 28 horas de projeção.
                         - Entre os rumores dos bastidores, circulava a informação de que Vivien Leigh não suportava as cenas de beijo com Clark Gable por causa de seu mau hálito.


Comentário - Considerado um dos maiores clássicos de todos os tempos, é típico filme de produtor, onde o diretor pouco influi no resultado. Com recursos técnicos revolucionários e uma produção gigantesca, "E o Vento Levou' é um desses filmes que serão eternos enquanto existir cinema.

Nota - 8,5




                                                                                         
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks