E Agora, Aonde Vamos? - Nadine Labaki + Biografia
E Agora, Aonde Vamos? - Nadine Labaki
Postado em 26/3/2013
Et Maintenant On Va Ou? - Egito/Libano/França/Itália - 2011
Direção - Nadine Labaki
Roteiro - Jihad HojeilY, Nadine Labaki e Rodney Al Haddad.
Gênero - drama - comédia
Duração - 110 minutos
Elenco - Nadine Labaki, Claude Baz Moussawbaa, Leyla Hakim, Yvonne Maalouf, Antoinette Noufaily.
Sinopse - Muçulmanos e católicos vivem em uma pequena comunidade no Líbano, cujo único elo de ligação com o mundo exterior é uma velha ponte, cercada por antigas minas terrestres que jamais foram removidas. O sinal de TV pega muito mal, o que faz com que não tenham muitas notícias sobre o que acontece no mundo. Apesar da comunidade ser dividida religiosamente, ela vive em paz. Até mesmo a igreja e a mesquita dividem espaço em uma mesma casa. Até que, um dia, os homens da comunidade começam a brigar entre si. É quando as mulheres entram em ação, procurando meios de mantê-los ocupados, de forma que não possam entrar em conflito.
Curiosidades - Ganhador do Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes.
- Vencedor da Escolha do Público no Festival de Toronto.
Comentário - Nadine Labaki mostra de maneira muito bem humorada e totalmente imparcial, a tensão entre católicos e muçulmanos numa pequena comunidade do Líbano. Sempre mostrado pelo ponto de vista feminino, o que vemos são as mulheres não medindo esforços para que a as notícias da guerra não cheguem ao povoado e para evitar o conflito entre os amigos de religiões diferentes. Dançarinas de strip-tease, maconha no pão, tudo vale para que a paz reine no local. Uma crítica inteligente e divertida à estupidez imposta pelas religiões que faz com que amigos se matem apenas por terem crenças diferentes.
Nota - 8
Nadine Labaki
Formou-se em estudos audiovisuais pela Universidade Saint-Joseph de Beirute, onde realizou "11 Rue Pasteur"(97), projeto de graduação que lhe valeu o prêmio de melhor curta-metragem na Bienal do Cinema Árabe de IMA, em Paris (1998). Passou então a dirigir comerciais e videoclipes de uma série de artistas conhecidos do Oriente Médio.
A Partir de um encontro com a produtora francesa Anne-Marie Toussaint em 2003, conseguiu participar do projeto "Residência" do Festival de Cannes para realização do roteiro de "Caramelo", seu primeiro longa-metragem. Concluído, o filme foi selecionado para o Festival de Toronto e para a Quinzena dos Realizadores de Cannes 2007. Logo após seu lançamento, Labaki casou-se com o músico Khaled Mouzanar, compositor da trilha-sonora de "Caramelo". Em 2011, Nadine lançou seu segundo longa-metragem, "E Agora Aonde Vamos?", que venceu o Prêmio do Juri Ecumênico do Festival de Cannes.
Comentários
Postar um comentário