Doutores da Alegria - Mara Mourão
Doutores da Alegria - Mara Mourão
Postado em 21/9/2013
Doutores da Alegria - Brasil - 2005
Direção - Mara Mourão
Roteiro - Mara Mourão
Gênero - documentário
Duração - 96 minutos
Elenco - Ângelo Brandini, Beatriz Sayad, César Gouvêa, Cláudia Zucheratto, Dagoberto Feliz, Danielle Barros, Wellington Nogueira.
Sinopse - O documentário mostra o trabalho do grupo Doutores da Alegria, organização que atua em dez hospitais. Dentre suas ações, figuram a produção de pesquisas científicas, teses, publicação de livros e a parceria desde 2002 com o Ministério da Saúde, na área de formação profissional. Dessa forma, o filme resgata a importância do poderoso arquétipo milenar que vem permeando a história da humanidade, desde suas primeiras organizações como sociedade, personificado nas figuras do pajé, do bobo da corte (capaz de dizer as mais duras verdades ao rei sem ser degolado) e do próprio palhaço. Promovendo uma provocação, Wellington Nogueira, fundador da organização, questiona o papel desse arquétipo na sociedade atual, mostrando que seu palco não se restringe ao circo e é cada vez mais necessário, em todos os lugares.
Curiosidades - "Doutores da Alegria" foi rodado no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, no Hospital do Mandaqui, no Hospital Cândido Fontoura, no Hospital Albert Einstein e no Hospital do Fundão.
- Durante as gravações as câmeras foram cobertas por bichos de pelúcia e os operadores foram vestidos como palhaços. Desta forma as crianças viam a equipe de cinegrafistas como parte do grupo de artistas.
- Arrigo Barnabé se inspirou na obra de Nino Rota e nos estilos musicais que escutava quando criança para compôr a trilha sonora de "Doutores da Alegria".
- Melhor documentário e melhor filme no Festival de Gramado.
- Melhor filme no Festival de Nova York.
Comentário - Realizado de maneira convencional, alternando depoimentos com cenas de ação, "Doutores da Alegria" é um documentário bastante emocionante que mostra o cotidiano dos palhaços que levam um pouco de alegria às crianças hospitalizadas. A trilha-sonora de Arrigo Barnabé é um dos pontos altos do filme e colabora muito para o clima por vezes divertido e em outros momentos bastante tocante. Vale a pena conhecer um pouco do trabalho dos Doutores da Alegria, afinal quem faz crianças doentes sorrirem, merece todo nosso respeito e admiração.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário