Diário de Uma Camareira - Luis Buñuel
Diário de Uma Camareira - Luis Buñuel
Postado em 28/8/2013
Le Journal d'une Femme de Chambre - França/Itália - 1964
Direção - Luis Buñuel
Roteiro - Jean-Claude Carrière e Luis Buñuel.
Gênero - drama - policial
Duração - 93 minutos
Elenco - Jeanne Moreau, Michel Piccoli, Françoise Bertin, Jean Franval, Georges Géret.
Sinopse - Celestine é uma camareira que conseguiu uma ocupação no campo trabalhando para a família Monteil, que tem certas peculiaridades. A patroa de Celestine, Madame Monteil, é frígida, mas seu marido está sempre caçando animais ou mulheres. O pai de Madame Monteil tem um fetiche: sapatos femininos, e logo faz Celestine usar um deles. Joseph, um trabalhador da região, se sente atraído por Celestine, que contorna a situação e faz amizade com um ex-oficial, Mauger, que não suporta Monsieur Monteil. Quando o pai de Madame Monteil falece Celestine deixa o emprego, pois pensava em voltar para Paris. Porém ela altera seus planos ao saber que Claire, uma doce garotinha da região, foi morta e estuprada. Celestine crê que o criminoso seja Joseph, que ironicamente diz a Celestine que quer se casar com ela. Celestine vai trabalhar na casa de Joseph e lá começa a criar indícios que incriminem Joseph, que agora é seu noivo.
Curiosidades - Refilmagem de "Segredos de Alcova" (46) de Jean Renoir.
- Adaptação livre do livro de Octave Mirbeau.
- Em sua autobiografia, Luis Buñuel disse que escolheu Jeanne Moreau para o papel pelo modo como ela caminhava usando saltos altos.
Comentário - Com suas cruéis ironias, Buñuel faz um questionamento às relações entre patrões e empregados, sem deixar de lado as tradicionais criticas à igreja e às elites. Com elementos de surrealismo, sarcasmo e erotismo, "Diário de uma Camareira" é um filme menor do diretor, mas não deixa de ser uma pequena obra-prima e ainda tem Jeanne Moreau exibindo talento e charme.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário