Desaparecido, Um Grande Mistério - Costa-Gavras
Desaparecido, Um Grande Mistério - Costa-Gavras
Postado em 28/4/2013
Missing - EUA - 1982
Direção - Costa-Gavras
Roteiro - Thomas Hauser (livro), Costa-Gavras e Donald Stewart (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 122 minutos
Elenco - Jack Lemmon, Sissy Spacek, John Shea, Melanie Mayron.
Sinopse - Um jovem escritor idealista desaparece no Chile dias após o golpe de estado que depôs o presidente Salvador Allende, em 1973. Para tentar encontrá-lo, seu pai americano vai até o país, que então vivia sob regime ditatorial, junto com a esposa viúva do rapaz desaparecido. Só que para encontrar o escritor, eles vão ter que lidar com polícia, prisão, cenas de violência e toda a má vontade da máquina pública.
Curiosidades - O filme foi feito no México e a produção teve que manter sigilo total de Hollywood, porque o assunto era considerado subversivo demais na época.
- Nathaniel Davis, o embaixador americano no Chile na época do golpe, e as bases do personagem interpretado por Richard Venture, processaram Thomas Hauser, Costa-Gavras e a Universal Pictures, por sugerirem no filme que ele e seu time estavam complacentes com o desaparecimento e a morte de Charles Horman. O processo acabou não dando em nada e obviamente Davis e o resto perderam a causa.
- Anos depois do filme ser lançado, com o avanço dos testes de dna, ficou determinado que o corpo mandado de volta para os Estados Unidos não era de Charles Horman. Joyce Horman então continuou a procurar a verdade em volta do sumiço do seu falecido marido.
Comentário - Costa-Gavras é o principal cineasta em se tratando de filmes políticos baseados em histórias reais. E em "Desaparecido - Um Grande Mistério" ele conduz o excelente roteiro de maneira bastante fiel ao fato ocorrido, mostrando as barbáries da ditadura Pinochet. Jack Lemmon mais uma vez mostra seu talento e versatilidade. Um dos grandes serviços do cinema é preservar em nossas memórias as covardias impostas pelas ditaduras.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário