De Olhos Bem Fechados - Stanley Kubrick
De Olhos Bem Fechados - Stanley Kubrick
Postado em 22/8/2013
Eyes Wide Shut - EUA/Reino Unido - 1999
Direção - Stanley Kubrick
Roteiro - Arthur Schnitzler (romance), Frederic Raphael e Stanley Kubrick (roteiro).
Gênero - suspense - erótico
Duração - 159 minutos
Elenco - Tom Cruise, Nicole Kidman, Sydney Pollack, Todd Field, Rade Šerbedžija, Vinessa Shaw, Leelee Sobieski.
Sinopse - Bill Harford é casado com a curadora de arte Alice. Ambos vivem o casamento perfeito até que, logo após uma festa, Alice confessa que sentiu atração por outro homem no passado e que seria capaz de largar Bill e sua filha por ele. A confissão desnorteia o sujeito, que sai pelas ruas de Nova York assombrado com a imagem da mulher nos braços de outro. Ele acaba em meio a uma reunião secreta e uma mansão afastada.
Curiosidades - Embora a história de "De Olhos Bem Fechados" se passe em Nova York, todas as filmagens foram realizadas nos estúdios de Pinewood, na Inglaterra, onde a cidade foi reproduzida através de cenários.
- Para que o filme pudesse ser assistido por uma audiência mais jovem, a cena da orgia contém pessoas geradas por computador, que encobrem os atos sexuais mais explícitos.
- A senha FIDELIO, utilizada por Bill para entrar na orgia, vem do latim "fidelis", que significa fidelidade.
- O nome Harford, dado ao personagem de Tom Cruise, nada mais é do que uma homenagem do diretor Stanley Kubrick ao ator Harrison Ford.
- Este o último filme do diretor Stanley Kubrick, que faleceu durante o processo de pós-produção do longa.
- Baseado no conto "Traumnovelle", de Arthur Schnitzler.
Comentário - O último filme de Kubrick, dividiu a crítica e criou polêmicas, mas "De Olhos Bem Fechados" é um filme de alto teor psicológico que mostra o submundo do ser humano, e seus desejos carnais. Com um clima soturno, acentuado pela bela fotografia e soberba trilha-sonora, além de um erotismo refinado, o filme costuma ser uma experiência agradável para uns e desagradável para outros, mas jamais indiferente.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário