Da Terra Nascem os Homens - William Wyler + Gregory Peck

Da Terra Nascem os Homens - William Wyler 


Postado em 9/8/2013

                             

The Big Country  -  EUA  -  1958

Direção - William Wyler

Roteiro - Donald Hamilton (romance), Jessamyn West e Robert Wyler (adaptação), James R. Webb, Sy Bartlett e Robert Wilder (roteiro adaptado).

Gênero - faroeste - drama

Duração - 165 minutos

Elenco - Gregory Peck, Jean Simons, Carroll Baker, Burl Ives, Charlton Heston, Charles Bickford.

Sinopse - Capitão da marinha se aposenta e vai ao Oeste para se casar com sua noiva, filha de rico fazendeiro. No entanto, sua conduta gera antipatia nos rancheiros, e o chefe deles se torna seu rival. Em meio a incessantes disputas por território e poder, os personagens traçam seu caminho através de suor e lágrimas.

Curiosidades - Oscar de melhor trilha-sonora e ator coadjuvante (Burl Ives).

Comentário - Com uma bela fotografia que valoriza seus planos-sequências e excepcional trilha-sonora, "Da Terra Nascem os Homens" é um faroeste de mensagem pacifista, onde seu protagonista, Gregory Peck em marcante atuação, dispara apenas um tiro e propositalmente para o chão. Com algumas cenas empolgantes como a perseguição à carroça no início do filme e a luta entre Peck e Heston, pode ser considerado um dos grandes faroestes dos anos 50.

Nota - 8,5


                          





Gregory Peck



   Eldred Gregory Peck , La Jolla, 5 de abril de 1916 — Los Angeles, 12 de junho de 2003.

 Invariavelmente representava homens reservados, íntegros e dignos. De fato, quando interpretou um assassino de sangue frio no faroeste "Duelo ao Sol"(47), o público que assistiu à pré-estréia sentiu-se ultrajado. Tornou-se um astro com seu primeiro filme, "Quando a Neve Cair"(44). Desde então, seu histórico foi admirável, com papéis em alguns dos filmes mais bem-sucedidos e aclamados pela crítica de seu tempo.
Seu primeiro sucesso notável ocorreu com seu segundo filme, "As Chaves do Reino"(45), no qual sua representação de um padre dedicado lhe valeu a primeira indicação para o Oscar. Também recebeu indicações por "Virtude Selvagem"(46), "A Luz é Para Todos"(47) e "Almas em Chamas"(50). Ganhou a estatueta por sua excepcional interpretação de um advogado liberal em "O Sol é Para Todos"(62).
Em sua filmografia destacam-se: "O Matador"(50), "O Falcão dos Mares"(51), "A Princesa e o Plebeu"(53), "Moby Dick"(56), "Teu Nome é Mulher"(57), "Da Terra Nascem os Homens"(58)"Os Canhões de Navarone"(61), "Círculo do Medo"(62), "A Conquista do Oeste"(62), "Arabesque"(66), "O Ouro de Mackenna"(69), "A Profecia"(79), "Meninos do Brasil"(78) e  "O Cabo do Medo"(91).
Alto, elegante, discreto e sumamente decente, Peck, que aprendeu a gostar de cinema com a avó, parecia ter herdado a aura dos heróis clássicos hollywoodianos que tanto admirara na infância.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks