Casa de Areia - Andrucha Waddington
Casa de Areia - Andrucha Waddington
Postado em 30/12/2013
Casa de Areia - Brasil - 2005
Direção - Andrucha Waddington
Roteiro - Luiz Carlos Barreto e Andrucha Waddington (argumento), Elena Soarez (argumento e roteiro).
Gênero - drama
Duração - 103 minutos
Elenco - Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Ruy Guerra, Seu Jorge, Luis Melodia, Enrique Diaz, Jorge Mautner.
Sinopse - 1910. O português Vasco leva sua esposa grávida Áurea e a mãe dela, Dona Maria, em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto. Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver. Após serem abandonados pelos demais integrantes da caravana, um acidente mata Vasco e deixa Áurea e Dona Maria completamente sozinhas. Elas partem em busca de ajuda e terminam por encontrar Massu, um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída. Apesar da estabilidade, Áurea deseja deixar o local de qualquer maneira mas decide apenas fazer isto quando sua filha nascer e poder deixar o local com ela. Enquanto isso Áurea e Dona Maria precisam lidar também com a instabilidade do local em que vivem, já que a areia pode soterrar a casa em que vivem a qualquer momento.
Curiosidades - Rodado inteiramente nos lençóis maranhenses.
- O Ibama apenas autorizou as filmagens nas zonas de amortecimento do parque. As reservas de proteção máxima não foram liberadas.
- A idéia de "Casa de Areia" nasceu a partir da fotografia de uma casa abandonada, parcialmente soterrada pela areia, localizada no Nordeste. A história desta foto foi narrada ao diretor Andrucha Waddington pelo produtor Luiz Carlos Barreto, que já tinha a intenção de fazer um filme sobre o tema.
- Ainda antes do início das filmagens, integrantes da equipe de "Casa de Areia" visitaram 11 vezes os lençóis maranhenses. O objetivo era conseguir dados sobre as condições das estradas, o clima e como lidar com os cenários na areia.
- A pequena cidade de Santo Amaro, que faz fronteira ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, serviu de base para a equipe de filmagem. A cidade tinha apenas uma pousada e outra em construção, antes do início das filmagens. A equipe de "Casa de Areia" adiantou as obras inacabadas e ainda alugou 32 casas.
- Em vários momentos os jipes usados pela equipe de filmagem tiveram problemas mecânicos ou atolavam nas dunas. A situação chegou a tal ponto que, em um único dia, 10 jipes enguiçaram.
- Trata-se da 1ª vez em que Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha na vida real, contracenam juntas em um filme.
Comentário - O filme mostra a saga de uma família nos areais maranhenses, onde mãe e filha lutam pela sobrevivência no meio do nada. As locações acabam se tornando um personagem da história, uma vez que todo o filme gira ao seu redor. A narrativa é lenta e por vezes confusa na passagem do tempo, mas é nas grandes atuações de mãe e filha e nos belos cenários, que nos proporciona uma inesquecível fotografia, que "Casa de Areia" nos comove. Em tom melancólico, o filme questiona sobre os valores da vida, usando mais o silêncio do que os diálogos.
Nota - 7
Comentários
Postar um comentário